Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Portugal

Presidente de Portugal recebe carta com ameaça de morte e projétil de arma de fogo

A carta e o objeto foram enviados ao presidente português Marcelo Rebelo de Sousa

Redação Publicado em 17/11/2022, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa - Getty Images/Assinatura Editorial
Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa - Getty Images/Assinatura Editorial

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu um envelope com uma carta com ameaça de morte e uma bala de arma de fogo, segundo informações do jornal português Correio da Manhã. De acordo com o veículo, a correspondência foi assinada de forma anônima e enviada ao presidente nos últimos dias. 

Além do projétil, o conteúdo também continha um texto que exigia o pagamento de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,64 milhões) para uma conta bancária discriminada pelo remetente. Caso não houvesse o depósito solicitado, o Chefe de Estado seria morto.  

A carta foi enviada para a residência oficial da Presidência, localizada no Palácio de Belém. Após o ocorrido, todas as informações foram enviadas à polícia judiciária de Portugal, que ainda busca pistas sobre o caso. Em uma entrevista concedida ao canal CMTV, o próprio presidente reconheceu que dificilmente o episódio será solucionado: 

Quem anda nesta vida, e eu já ando há 30 anos, tem disso às dezenas. Acontece e eu não dou grande importância".

Ameaças 

Não é a primeira vez que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebe perturbações desse teor. Há alguns meses, ele também foi vítima de ameaças depois que seus dados pessoais foram divulgados na sequência de um ataque informático à companhia aérea portuguesa TAP.

Sousa assegurou que este tipo de situação acontece com frequência e que não há necessidade de cancelar seus compromissos da agenda oficial, uma vez que nunca se confirmou algo de maior gravidade. Nesta sexta-feira,18, o presidente português tem um encontro previsto com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no fim de tarde, em Belém.