Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bob Ross

Primeira pintura de Bob Ross feita para a TV é colocada à venda por valor milionário

Artista ficou conhecido por programa de TV no qual ensinava a arte de pintar quadros

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/09/2023, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Ross pinta quadro durante seu programa - Divulgação / vídeo / Youtube
Bob Ross pinta quadro durante seu programa - Divulgação / vídeo / Youtube

Bob Ross, o artista que democratizou a pintura por meio de sua série de TV "The Joy of Painting", agora tem uma de suas obras, intitulada "A Walk in the Woods" (Um Passeio na Floresta), à venda por quase US$ 10 milhões em uma galeria de Minneapolis.

Essa pintura, que foi a primeira das mais de 400 obras que Ross criou ao vivo em sua série, foi produzida durante o episódio de estreia, transmitido em 11 de janeiro de 1983. Ryan Nelson, proprietário da galeria Modern Artifact, descreve essa obra como o "cartão de novato" de Bob Ross, marcando o início de sua jornada artística na televisão, como destacou o portal The Guardian.

Conhecido por sua aparência característica, cabelos cacheados, barba cheia e camisa desabotoada, Ross enfatizava que a pintura não precisava ser complexa e que qualquer um poderia aprender a fazê-la. Sua série de TV, que foi ao ar de 1983 a 1994, convidava os espectadores a pintar junto com ele.

Ícone da arte acessível

Embora suas obras não sejam consideradas obras-primas, Bob Ross se tornou um ícone da arte acessível, apreciado por muitos. A primeira temporada de "The Joy of Painting" foi filmada em Falls Creek, Virgínia, e a pintura do primeiro episódio foi vendida para angariar fundos para a estação local da PBS. Após quase quatro décadas, essa pintura foi adquirida por Ryan Nelson, que agora a disponibilizou à venda por US$ 9,85 milhões.