Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Lula revela destino de primeira viagem internacional: 'Ações concretas'

Presidente recém-empossado, Lula fará sua primeira viagem oficial internacional no próximo dia 23

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 02/01/2023, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alberto Fernández, presidente da Argentina, e Luiz Inácio Lula, presidente do Brasil - Getty Images
Alberto Fernández, presidente da Argentina, e Luiz Inácio Lula, presidente do Brasil - Getty Images

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua cerimônia de posse presidencial realizada no último domingo, 1, deve viajar para a Argentina em breve, ainda no mês de janeiro, no próximo dia 23, para participar da reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). As informações foram divulgadas pelo UOL, e transmitidas pelo próprio presidente argentino, Alberto Fernández.

De acordo com Fernández, que esteve presente na cerimônia de posse de Lula, existe grande expectativa com a eleição do petista em toda a América-Latina. "Esperamos poder avançar em tudo o que conversamos hoje, tomando decisões e colocando em marcha ações concretas", afirmou em entrevista a jornalistas no Palácio do Itamaraty. Em sequência, destacou a importância do presidente brasileiro para o continente e evidenciou uma perda do protagonismo do país na região:

No dia 24 nos reuniremos com a Celac, em Buenos Aires. Pessoalmente acredito que Lula é um líder regional e vai dar o impulso à América Latina. Sua presença é a volta do Brasil a todos os Fóruns internacionais."

Alberto Fernández comentou ainda que a ausência do Brasil nos Fóruns Internacionais "foi muito evidente", e que "o Brasil é um país importante na região para que se ausente."

Alberto Fernández e Luiz Inácio Lula da Silva, presidentes da Argentina e do Brasil, respectivamente
Alberto Fernández e Luiz Inácio Lula da Silva, presidentes da Argentina e do Brasil, respectivamente / Crédito: Getty Images

Viagens ao exterior

De acordo com auxiliares do presidente Lula, como informado pelo UOL, a viagem que o petista fará para a Argentina será apenas a primeira de muitas que deve fazer ao exterior muito em breve. Entre as primeiras, também se destacam uma aos Estados Unidos, para um encontro com Joe Biden, e à China, com Xi Jinping.

De acordo com pronunciamentos de Lula ao longo de sua campanha política, é importante, atualmente, recuperar a imagem e protagonismo do Brasil no exterior. Apesar disso, no entanto, o presidente eleito não deve comparecer ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que entra em contato com a viagem à Argentina.

Porém, em seu lugar comparecerão como representantes seu vice-presidente e ministro de Desenvolvimento e Comércio, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além deles, também devem comparecer ao evento na Suíça a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!