Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Primeiro-ministro japonês é retirado de evento após explosão

Objeto semelhante a bomba de fumaça foi lançado durante discurso de Fumio Kishida neste sábado, 15

Redação Publicado em 15/04/2023, às 07h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fumio Kishida, atual primeiro-ministro do Japão - Getty Images
Fumio Kishida, atual primeiro-ministro do Japão - Getty Images

Enquanto fazia discurso, o atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, precisou ser retirado às pressas de evento neste sábado, 15, por temor de ataque depois de uma explosão suspeita em um porto na cidade de Wakayama. No local, um suspeito de 24 anos foi preso; segundo informações da Reuters, o objeto que explodira parecia com uma bomba de fumaça.

Segundo informações do g1, o primeiro-ministro japonês estava em meio a um discurso no momento em que a explosão aconteceu. Logo, devido ao grande temor existente pela vida do político — considerando-se que o premiê anterior foi assassinado durante campanha para a eleição parlamentar —, ele foi rapidamente retirado do local pelos agentes responsáveis por sua segurança, e nem mesmo se feriu na ocasião, divulgou a emissora japonesa NHK.

O suspeito de atirar o objeto explosivo, por sua vez, foi rapidamente detido pela polícia, como é possível observar em vídeos que vêm circulando pelas redes sociais que, também, flagraram o momento da explosão. Além disso, nas imagens é possível ver pessoas fugindo do local em sequência.

O suspeito de ter atirado o objeto explosivo, que foi detido, ainda não teve seu nome revelado. Felizmente, a polícia informou que ninguém se machucou depois do susto.

Apesar do imprevisto, Fumio Kishida prossegue com o restante de sua agenda para sábado normalmente, de acordo com o partido do primeiro-ministro nas redes sociais.

Histórico preocupante

O grande temor em torno da possibilidade de um ataque à figura do primeiro-ministro se justifica pelo fato de que, em julho do ano passado, o antecessor de Kishida, Shinzo Abe — quem ocupou o cargo por mais tempo até hoje —, foi assassinado em meio a uma campanha para reeleição parlamentar. O caso foi responsável por toda uma revisão no modelo de segurança de políticos.

O suspeito de realizar os disparos foi preso rapidamente, ainda no local, munindo também uma espécie de espingarda de fabricação caseira. Além disso, outros materiais semelhantes a explosivos foram apreendidos na casa do homem.