Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crime

Principal suspeito admite ter iniciado o incêndio no estúdio da Kyoto Animation

O acidente que matou 36 pessoas e feriu outras 32, ocorreu no Japão, em 2019

Redação Publicado em 06/09/2023, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do edifício da Kyoto Animation após o incêncio - Getty Images
Imagem do edifício da Kyoto Animation após o incêncio - Getty Images

Nesta terça-feira, 5, o homem acusado de ter iniciado o incêndio no estúdio da Kyoto Animation, no Japão, admitiu o crime. Shinji Aoba, 45, está sendo julgado pelo ocorrido que matou 36 pessoas e feriu 32 em 2019.

Aoba foi detido momentos depois que as chamas se espalharam pelo edifício e esteve preso desde então. Seu julgamento iniciou-se nesta terça-feira, onde ele responde por acusações de incêndio criminal, tentativa de assassinato, assassinato, violação de propriedade e violação da lei de controle de armas.

Durante a primeira sessão, o acusado confessou o ocorrido ao tribunal de Kyoto, conforme repercutido pelo G1. Mas seus representantes alegam que o mesmo é inocente e possui distúrbio psicológico.

Está correto, eu fiz (isso, o incêndio). Não pensei que tantas pessoas morreriam e agora acho que fui longe demais", afirmou Aoba em seu julgamento.

O caso

No dia 18 de julho de 2019, ele teria entrado ilegalmente no prédio que abrigava o estúdio, espalhado gasolina no andar térreo e colocado fogo no edifício, enquanto gritava “morram” aos 70 funcionários que se encontravam no local.

Cerca de 40 caminhões de bombeiro foram necessários para conter as chamas, que se espalharam rapidamente. Não se sabe a motivação do crime, mas a hipótese provável é que Aoba acusava o estúdio de roubar seu trabalho, o que a empresa nega.

O estúdio

Conhecido popularmente como “KyoAni”, o estúdio Kyoto Animation foi fundado em 1981. Considerada uma das empresas mais tradicionais no ramo da animação, o KyoAni produz desenhos originais, como ‘Lucky Star’, ‘A Melancolia de Haruhi Suzumiya’, ‘K-ON!’ e atua na pós-produção de ‘Pokemon’ e ‘Ursinho Pooh’.