Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / A Fuga das Galinhas

A Fuga das Galinhas: Por que alguns consideram esse filme infantil como marxista?

Entenda onde o enredo da animação sobre galinhas elaborando um plano de fuga teria similaridades com os livros de Karl Marx

Redação Publicado em 19/06/2023, às 17h05 - Atualizado em 01/01/2024, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "A Fuga das Galinhas" - Divulgação
Cena de "A Fuga das Galinhas" - Divulgação

"A Fuga das Galinhas" é um divertido filme infantil lançado nos anos 2000 que, assim como o título sugere, acompanha a história de um grupo de galinhas à medida que elas desenvolvem um elaborado plano de fuga para escapar da fazenda onde vivem. 

No início do filme, as aves parecem bem adaptadas à sua vida, porém, após seus donos decidirem comprar uma máquina de tortas de frango, sua única chance de sobrevivência passa a ser encontrar alguma maneira de pular a cerca em volta de seu galinheiro antes de serem enviadas uma por uma ao abate

O enredo da animação, que alterna piadas com sequências repletas de tensão e ainda com momentos tristes, é um prato-cheio para entreter adultos e crianças. A história é tornada ainda mais cativante pelo seu estilo de animação em stop-motion (ou quadro-a-quadro), que traz um visual único para a produção.  

Para a alegria daqueles que gostaram do primeiro filme, vale mencionar que a Netflix lançou um teaser da sequência, que está prevista para estrear na plataforma de streaming em dezembro deste ano.

O que nem todos sabem sobre a "A Fuga das Galinhas", todavia, é que existem aqueles que encontram semelhanças entre sua proposta e as teorias de ninguém menos que o pensador alemão Karl Marx

Através desta interpretação, as aves seriam a classe trabalhadora, enquanto o casal que administra a fazenda, o senhor e a senhora Tweedy, representariam os donos dos meios de produção, isso é, os capitalistas

Os paralelos 

Assim como seria o caso da classe capitalista, que explora a força de trabalho dos proletários a fim de aumentar sua renda, os Tweedys teriam como principal objetivo o lucro.

A senhora Tweedy / Crédito: Divulgação

É por isso que, quando os ovos colocados por suas galinhas deixam de ser rentáveis, eles trocam seu negócio para a produção de tortas de frango sem dar a mínima para como isso afeta a vida dos animais. 

Frente a essa situação desesperadora, as protagonistas do filme, sob a liderança da determinada Ginger, decidem fazer algo para escapar do domínio dos fazendeiros — e é aqui que a animação infantil ganharia tons revolucionários.

Ao longo da história, as galinhas descobrem que, ao se unirem com um objetivo comum, conseguem conquistar muito mais do que imaginam, e, nas últimas cenas, são mostradas finalmente sendo capazes de alcançar a tão sonhada liberdade.

Tal como descrito por Karl Marx, portanto, a libertação das personagens trabalhadoras de "A Fuga das Galinhas" apenas vem quando elas juntam esforços para lutar contra as condições injustas impostas a elas pelos Tweedys

Cena do filme / Crédito: Divulgação

Outros elementos 

Adicionalmente, ainda é possível fazer uma leitura da animação como feminista, uma vez que tanto a principal protagonista — a líder da revolução das galinhas, Ginger — quanto a maior antagonista (a senhora Tweedy) são mulheres, enquanto os personagens masculinos, por outro lado, são frequentemente retratados como inúteis. 

Outro detalhe é que a produção infantil também parece fazer um comentário a respeito do conceito de "culto de personalidade", no qual indivíduos em posição de poder são colocados em um pedestal como forma de propaganda política, conforme observado pelo portal Metro.uk. 

No caso, é o galoRocky que é idealizado e inicialmente visto como um salvador para as aves por supostamente saber voar. Eventualmente, porém, elas percebem que ele é uma farsa e que precisarão resolver sua situação por conta própria.