Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Viking

Pulseira viking é encontrada em fazenda na Noruega

Artefato foi encontrado em uma fazenda em Innlandet, com auxílio de um detector de metais

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/11/2023, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artefato encontrado na Noruega - Divulgação
Artefato encontrado na Noruega - Divulgação

Um homem com um detector de metais encontrou dois preciosos artefatos de prata da Era Viking - uma pulseira e uma moeda - em uma fazenda, com apenas um dia de diferença entre as descobertas.

A pulseira foi encontrada por Jørgen Strande em 28 de outubro, enquanto realizava buscas com seu aparelho no condado de Innlandet, na Noruega. "Fiquei em choque. Fiquei 30 minutos no chão só olhando", relembra o norueguês, que destacou que tudo ocorreu enquanto estava nevando.

Embora a idade exata da pulseira seja incerta, ela remonta à Era Viking, que abrangeu de cerca de 800 d.C. até o século 11. As informações são do portal Newsweek.

Moeda

Curiosamente, um dia antes de encontrar a pulseira de prata, Strande já havia descoberto uma moeda no mesmo campo. O item, que provavelmente esteve em circulação nos séculos 10 e 11, acrescentou uma nova camada de fascínio às descobertas. Strande expressou: "Já encontrei objetos da Era Viking antes, mas nada parecido."

Após encontrar os artefatos, o norueguês registrou suas coordenadas exatas com um GPS e tirou fotos, além de que notificou um arqueólogo local.

No país, é obrigatório que qualquer objeto anterior a 1537 seja entregue ao governo e os descobridores não podem efetuar a limpeza completa dos achados, uma vez que os arqueólogos desejam explorar ao máximo todas as informações que podem obter com esses objetos.

Hipótese levantada

Tanto Strande quanto Lars Pilø, o arqueólogo do condado de Innlandet que analisou a pulseira de prata, acreditam que essa peça era provavelmente usada como "hacksilver," já que seu peso exato é de 15 gramas. O termo "hacksilver", conforme destaca a fonte, refere-se a fragmentos ou pedaços de objetos de prata que eram frequentemente utilizados como moeda pelos vikings.