Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Putin se encontra com Xi Jinping em momento de tensão com países do Ocidente

Líderes russo e chinês devem se reunir nesta quinta-feira, 15, no Uzbequistão

Redação Publicado em 15/09/2022, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Putin e Xi Jinping no ano de 2019 - Getty Images
Putin e Xi Jinping no ano de 2019 - Getty Images

O presidente russo, Vladimir Putin, deve se reunir com o chefe de Estado da China, Xi Jinping, nesta quinta-feira, na cidade uzbeque de Samarkand. A reunião faz parte do encontro da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que contará com a presença de líderes de outros países, tais como Índia, Paquistão, Turquia e Irã.

Conforme apontou a agência de notícias AFP, o evento é visto como uma oportunidade para Putin demonstrar que a Rússia não pode ser isolada internacionalmente, mesmo com a invasão da Ucrânia, que gerou grandes perdas militares aos russos.

Por outro lado, Xi poderá aproveitar o momento para investir em sua imagem antes do congresso do Partido Comunista, no qual buscará conquistar seu terceiro mandato, em outubro.

Desafiar o Ocidente

Para os dois, diz a fonte, o encontro de cúpula significa uma grande oportunidade para desafiar o Ocidente, em especial os Estados Unidos, que liderou a adoção de sanções contra a Rússia em razão da guerra na Ucrânia e que, ao mesmo tempo, provocou a China com as demonstrações de apoio a Taiwan.

"A OCX oferece uma alternativa real às organizações centradas no Ocidente", declarou o conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, no início da semana. "Todos os membros da OCX defendem uma ordem mundial justa", completou.