Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Quadro Salvatore Mundi de Leonardo da Vinci tem mistério revelado

Estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia aponta que o artista renascentista entendia de ótica e física

Fabio Previdelli Publicado em 09/01/2020, às 17h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro Salvatore Mundi de Leonardo da Vinci - Getty Images
Quadro Salvatore Mundi de Leonardo da Vinci - Getty Images

Cientistas podem ter resolvido um dos grandes mistérios da pintura Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci. Durante anos, muitos questionaram o motivo da esfera de vidro da pintura não mostrar sinais de refração e reflexo de luz.

Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, Jesus está segurando uma esfera oca em vez de sólida — essa hipótese já foi discutida por historiadores da arte.

A dúvida é gerada pelas vestes de Cristo que são mostradas sem nenhuma distorção ou ampliação atrás da esfera. Outro ponto a se destacar são as três manchas brancas pintadas em sua superfície.

Comparação de como seria a esfera sólida (figura A), em relação a esfera oca (figura B) / Crédito: Reprodução arXiv.org

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram uma técnica de computação chamada de renderização inversa. Nela, os detalhes de uma imagem bidimensional são transformados em tridimensionais. Além da ferramenta de simulação de luz, um software de modelagem e animação em 3D também foi utilizado.

A pesquisa afirma que se a esfera fosse uma massa sólida, ela agiria como uma lente convexa, o que inverteria e ampliaria qualquer coisa por trás dele — fenômeno que não ocorre na pintura.

“Uma esfera oca não causa tal distorção. Essa análise sugere que Leonardo entendeu essas propriedades óticas das esferas ocas e como evitar distorções óticas na renderização das dobras da túnica do sujeito", relatam os pesquisadores em artigo que foi publicado no periódico científico arXiv.org.

A pintura, datada de cerca de 1500 d.C., foi vendida por US $ 450 milhões em 2017 — tornando-a a pintura mais cara do mundo. Além dessa controversa, a obra ainda possui outras polémicas: vários estudiosos sugerem que da Vinci contribuiu apenas com algumas partes da pintura, ou seja, que ele não estava envolvido em tudo.


+Saiba mais sobre as obras de Leonardo da Vinci:

1. Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson (2017) - https://amzn.to/35XMNOY

2. Frases Essenciais: Frases de Leonardo da Vinci, de Bruce - https://amzn.to/2Q0JgKh

3. Leonardo da Vinci e os sete crimes de Roma, de Guillaume Prévost (2018) - https://amzn.to/2Ssjdxd

4. A amiga de Leonardo da Vinci, de Antonio Cavanillas de Blas (2018) - https://amzn.to/2spd7mx

5. Leonardo da Vinci, de Mirella Spinelli e Andréa Vilela (2015) - https://amzn.to/3607Twe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.