Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Quais presidentes não foram convidados para o funeral de Elizabeth II?

Confira que líderes não receberam um convite para se despedir da rainha da Inglaterra

Redação Publicado em 17/09/2022, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando dois presidentes que não foram convidados para o funeral - Getty Images
Montagem mostrando dois presidentes que não foram convidados para o funeral - Getty Images

O funeral oficial da rainha Elizabeth II, que irá ocorrer na próxima segunda-feira, 19, será um evento de importância internacional, que contará com a participação de cerca de 500 chefes de Estado. Nem todos os líderes ao redor do globo, todavia, foram convidados a participar. 

A Rússia e a Bielorrúsia, por exemplo, são ausências notáveis na lista de convidados. O motivo, neste caso, é o sangrento conflito militar iniciado pelo governo de VladimirPutin contra a Ucrânia. O segundo país, por sua vez, é um aliado ao Kremlin. 

Um caso semelhante é o de Mianmar, que passou por um golpe de Estado em 2021, e é atualmente acometido por uma guerra civil. O regime ditatorial não conta com aprovação internacional. 

Existem ainda nações com as quais a Inglaterra não possui relações diplomáticas satisfatórias, como o Afeganistão, que atualmente é controlado pelo grupo fundamentalista islâmico conhecido como Talibã. Outros exemplos são Síria e Venezuela. 

Casos particulares

Curiosamente, existem ainda países que, embora não tenham permissão para enviarem seus líderes, ganharam um convite para serem representados por embaixadores no evento. É o caso da Coreia do Norte e de Nicarágua.