Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Quanto arrecadou a vaquinha para o brasileiro que impediu ataque em Dublin?

Após Caio Benício impedir ataque em escola em Dublin na quinta-feira, 23, irlandeses organizaram vaquinha para agradecer ato heroico de brasileiro

Redação Publicado em 28/11/2023, às 12h07 - Atualizado às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caio Benício, brasileiro que impediu ataque em escola na Irlanda - Getty Images
Caio Benício, brasileiro que impediu ataque em escola na Irlanda - Getty Images

Na última quinta-feira, 23, a vida do brasileiro Caio Benício, carioca que vive há um ano na Irlanda, mudou completamente. Isso porque ele protagonizou um ato heroico que salvou a vida de crianças de uma escola em Dublin, depois de impedir o ataque de um homem com uma faca.

Caio, que trabalha como motoboy no país, percebeu uma confusão enquanto fazia uma entrega. A princípio, percebendo que envolvia um homem e uma mulher, pensou se tratar de uma briga de casal; porém, depois que notou uma criança sendo puxada, uma faca na mão do homem e vendo-o golpear a menina, que possui apenas 5 anos, ele mal pensou antes de agir: desceu de sua moto, tirou o capacete e, em apenas um golpe, derrubou o agressor.

Ao todo, apesar da intervenção do brasileiro, cinco pessoas foram feridas no ataque, das quais três eram crianças. Ainda assim, desde então, mesmo que no país venha sendo registrado um aumento no número de manifestações anti-imigração — o homem responsável pelo ataque também seria um imigrante —, Caio Benício vem sendo considerado um herói, e como agradecimento os irlandeses até mesmo organizaram uma vaquinha no GoFundMe para ele.

Inicialmente, a vaquinha — chamada "compre uma cerveja para Caio Benicio" —, tinha como objetivo arrecadar um valor de 200 mil euros (o que seria, na cotação atual, pouco mais de R$ 1 milhão). No entanto, o valor já foi bastante ultrapassado, e nesta terça-feira, 28, já atingiu os 364,8 mil euros (mais de R$ 1,9 milhão), com mais de 34 mil doações.

Caio Benício / Crédito: Getty Images

Choque

Após o acontecimento, no qual Benício presenciou um brutal ataque que deixaria a menina de 5 anos ferida em estado grave, o brasileiro ficou em choque, conforme relatou em entrevista ao O Globo. "Vi todo o desespero dos pais chegando, e isso me marcou muito também. Me deixou traumatizado, na verdade. O desespero daqueles pais... eu sou pai também", conta.

Desde então, ele alega te dificuldades para dormir, sem conseguir deixar de pensar na cena que presenciou. Além do mais, ele não se adequou à história de ser chamado de herói enquanto a menina ainda estava no hospital, em estado grave. Quando soube de um boato de que ela teria morrido, decidiu então ir ao hospital em que ela estava internada, e foi surpreendido ao ser recebido pelos pais dela.

Os pais queriam privacidade e não estavam recebendo ninguém. Quando me identifiquei, eles fizeram questão que eu subisse e me trataram com muito carinho, conversamos. A partir dali eu passei a me sentir em paz com a situação, consegui voltar a dormir", afirma Caio Benício ao O Globo.

O brasileiro também informa que um dos golpes do agressor atingiu o coração da criança, mas ela passou por cirurgia e vem se recuperando. "Agora, a cada hora que passa os médicos dizem que ela fica um pouquinho mais forte. É um processo de melhora, apesar de ser muito devagar."