Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciclone

Quatro pessoas morrem durante passagem de ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Fenômeno deixou rastro de destruição por onde passou, deixando 215 pessoas desalojadas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/09/2023, às 08h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Região alagada após passagem de ciclone - Divulgação / RBS TV
Região alagada após passagem de ciclone - Divulgação / RBS TV

Na noite da última segunda-feira, 4, um ciclone extratropical atingiu o estado do Rio Grande do Sul, provocando estragos em dezenas de municípios e culminando no desalojamento de pessoas. Infelizmente, ocorreram quatro óbitos em três cidades (Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras), além de outros incidentes.

Segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a noite de segunda-feira, 4, havia 215 pessoas desalojadas, distribuídas em cinco cidades afetadas, sendo Nova Bassano a mais impactada, com 90 desalojados. As áreas mais afetadas estão situadas nas regiões Norte, Serra e Vale do Taquari.

De acordo com o portal G1, esse fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão atmosférica, que já provocou chuvas intensas e, posteriormente, deslocou-se em direção ao oceano, ganhando força.

Previsão para hoje

Conforme informações do Climatempo, enquanto a frente fria avança em direção ao estado de São Paulo, o ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul deve se afastar do território brasileiro ao longo do dia de terça-feira, 5.

No entanto, ainda é possível que as áreas elevadas das serras experimentem rajadas de vento em torno de 100 km/h até que a intensidade do vento diminua ao longo da tarde.