Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Satélite

Queda de satélite da Nasa provoca clarão no céu de Kiev

Queda ocorrida na última quarta-feira, 19, foi prevista pela Nasa no início da semana

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/04/2023, às 08h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Queda de satélite provocou clarão no céu de Kiev - Divulgação / vídeo / UOL
Queda de satélite provocou clarão no céu de Kiev - Divulgação / vídeo / UOL

Um "satélite da Nasa" caiu na capital ucraniana, na última quarta-feira, 19, provocando um forte lampejo. O fato foi confirmado pela administração de Kiev após uma onda de especulações nas redes sociais.

Por volta das 22h [16h em Brasília] de 19 de abril, observou-se no céu de Kiev o lampejo brilhante de um objeto aéreo", disse o chefe da administração militar da cidade, Serhiy Popko, no Telegram.

"Segundo a informação preliminar, o fenômeno foi resultado da queda de um satélite da Nasa na Terra", finalizou, segundo informações do portal UOL.

De acordo com a fonte, a agência espacial dos Estados Unidos anunciou, na segunda-feira, que um antigo satélite de 300 kg entraria na atmosfera em algum momento no dia 19 deste mês. A Nasa ressaltou que a maior parte do objeto iria se desintegrar ao entrar na atmosfera, embora tenha admitido que "alguns componentes" poderiam "sobreviver".

Satélite RHESSI

Conforme destacou o portal de notícias, o satélite RHESSI foi lançado em 2002 para observar as erupções solares, deixando de operar no ano de 2018.

Um correspondente da AFP em Kiev testemunhou um clarão no céu, mas não ouviu qualquer som acompanhando. Já o chefe da administração militar da cidade informou que após o lampejo, o alarme antiaéreo foi acionado, mas a defesa aérea não estava em operação naquele momento.