Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Adaga

Rara adaga de mais de 4 mil anos é encontrada em floresta na Polônia

Durante uma pesquisa com detector de metais na Floresta Jarosław, um pesquisador se deparou com uma adaga muito rara; confira!

Redação Publicado em 24/02/2024, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A adaga de mais de 4 mil anos encontrada na Polônia - Reprodução / Łukasz Śliwiński
A adaga de mais de 4 mil anos encontrada na Polônia - Reprodução / Łukasz Śliwiński

Em meio às densas florestas da região sudeste da Polônia, próximo à cidade de Korzenica, uma descoberta extraordinária aconteceu. Uma adaga de cobre com mais de 4.000 anos foi encontrada no local.

O responsável pelo achado foi Piotr Gorlach, da Associação Histórica e de Exploração Grupa Jarosław, durante uma pesquisa com detector de metais na Floresta Jarosław. Reconhecendo a importância da adaga, o Sr. Gorlach contatou o conservador de monumentos Podkarpacie em Przemyśl e o Museu Casa Orsetti.

A datação da adaga a coloca em um período fascinante da história, quando o cobre era um material extremamente raro na planície da Europa Central. Estudos preliminares sugerem que a origem do artefato pode estar na Bacia dos Cárpatos ou na estepe ucraniana, antecedendo o desenvolvimento da metalurgia do bronze na região.

Esse período de transição, conhecido como Idade do Cobre, foi marcado pela gradual incorporação do cobre como material para ferramentas, enquanto a pedra ainda era o principal recurso utilizado. Elżbieta Sieradzka-Burghardt, do Museu de Jarosław, explica:

Este é um período de enormes mudanças nas principais matérias-primas para a produção de ferramentas. Em vez de ferramentas de sílex comumente usadas na Idade da Pedra, aparecem cada vez mais produtos de metal anunciando a transição para o próximo período — a Idade do Bronze”.

Utensílio de poder

As adagas eram símbolos de poder e status na época, e o fato desta ser feita de cobre indica que o dono da adaga provavelmente ocupava uma posição de destaque na sociedade. Essa importância é reforçada pelo tamanho do objeto, que mede 10,5 cm de comprimento — consideravelmente grande em comparação com outros objetos metálicos da época.

Após a descoberta, a adaga foi cuidadosamente preservada e agora faz parte da coleção do Museu Casa Orsetti em Jarosław, onde serve como um lembrete fascinante da vida e da tecnologia na Idade do Cobre, segundo o Heritage Daily.