Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curioso

Raridade: Peixe-lua de 2,10 metros chega à costa do Oregon

O peixe-lua trapaceiro, ou Mola tecta, é uma espécie distinta do peixe-lua oceânico mais comum, o Mola mola; pesquisadores analisam o caso

Redação Publicado em 07/06/2024, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peixe-lua que chegou à costa do Oregon - Divulgação/Seaside Aquarium
Peixe-lua que chegou à costa do Oregon - Divulgação/Seaside Aquarium

Um raro peixe de grande porte, que se acredita habitar apenas águas temperadas do hemisfério sul, foi encontrado na costa norte do Oregon, atraindo uma multidão de curiosos fascinados pela visão incomum.

O peixe-lua trapaceiro, medindo 2,10 metros, apareceu pela primeira vez na praia de Gearhart na última segunda-feira, 3, conforme informado pelo Seaside Aquarium em um comunicado à imprensa. O peixe ainda estava na praia nesta sexta-feira, 7, e pode permanecer lá por semanas, pois sua pele dura é difícil de ser perfurada por necrófagos, explicou o aquário.

Fotos fornecidas pelo aquário mostram um peixe achatado, redondo e cinza, deitado de lado na areia. Imagens de uma pessoa ajoelhada ao lado do peixe e de uma caminhonete estacionada nas proximidades dão uma noção de seu tamanho impressionante.

Pesquisas

A comoção nas redes sociais levou uma pesquisadora da Nova Zelândia, especialista em peixes-lua, a contatar o aquário. Após analisar as fotografias, Marianne Nyegaard confirmou que se tratava realmente de um peixe-lua trapaceiro – uma espécie mais rara que o comum peixe-lua oceânico. Ela acredita que este pode ser o maior exemplar já registrado dessa espécie, segundo o aquário.

Em um estudo publicado em 2017, Nyegaard descobriu, através de amostragem genética e observação, que o peixe-lua trapaceiro, ou Mola tecta, é uma espécie diferente do peixe-lua oceânico, Mola mola. O termo “tecta” em latim significa escondido ou disfarçado, referindo-se a uma nova espécie que estava oculta à vista de todos.

Segundo o The Guardian, em anos anteriores, o peixe-lua trapaceiro chegou à costa da Califórnia. Recentemente, voltou a aparecer na Califórnia e no Alasca, desafiando a teoria de que vive apenas no hemisfério sul. É provável que o peixe tenha chegado à costa em outras partes do noroeste do Pacífico, mas tenha sido confundido com o peixe-lua oceânico mais comum.