Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raro forno romano é encontrado em estrada do Reino Unido

Durante as escavações, os arqueólogos ainda identificaram diversos outros artefatos da Idade do Ferro e do período saxão

Pamela Malva Publicado em 26/01/2021, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Réplica de um antigo forno romano - Divulgação/Worcestershire County Council
Réplica de um antigo forno romano - Divulgação/Worcestershire County Council

Durante explorações ao longo da rota da Spalding Western Relief Road, no Reino Unido, arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante. Entre centenas de outros artefatos datados desde a Idade do Ferro, trata-se de um raro forno romano.

Segundo Ian Marshman, oficial de meio ambiente histórico do Conselho do Condado de Lincolnshire, o achado representa uma das descobertas mais interessantes da região. Isso porque o forno descoberto, chamado de tannur, é bastante incomum.

"Embora os arqueólogos já tenham encontrado pequenas partes desses fornos romanos, acredita-se que este seja um dos exemplos mais bem preservados já encontrados na Grã-Bretanha”, explicou. E seus restos podem ajudar a compreender a vida na época.

Base de forno romano encontrada / Crédito: Divulgação/Worcestershire County Council

Entre os achados ainda estavam uma pedra romana de quern (usada para moer grãos), um dedal medieval feito de liga de cobre e um cabo de faca medieval feito de osso. Cerâmicas do período saxão também indicaram que, mesmo depois que o local foi inundado por água dos pântanos, como mostram os estudos, ele voltou a ser povoado.

Agora, de acordo com o Dr. Marshman, “a equipe de arqueologia espera reconstruir a forma do forno e analisar suas cinzas para entender melhor como foi usado e o que pode ter sido cozido nele”. Com o fim das explorações arqueológicas, o local escavado deve receber a construção de uma estrada, programada para o início da primavera.