Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rei Charles III

Qual a relação de Charles III com o antigo rei Vlad III, o Empalador?

O novo monarca do Reino Unido pode ser descendente direto do antigo rei que inspirou as histórias do Drácula

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/09/2022, às 16h25 - Atualizado em 22/10/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do Vlad III, também conhecido como 'Vlad, o Empalador', ex-príncipe da Valáquia, e fotografia do novo rei britânico, Charles III - Getty Images / Foto por Banekondic1996 pelo Wikimedia Commons
Retrato do Vlad III, também conhecido como 'Vlad, o Empalador', ex-príncipe da Valáquia, e fotografia do novo rei britânico, Charles III - Getty Images / Foto por Banekondic1996 pelo Wikimedia Commons

Muito se conhece sobre a figura do famoso Drácula, seja por referências de cultura pop — sendo ele um personagem extremamente recorrente em diversas obras — ou mesmo literatura clássica, como a obra que lançou a figura como mística, o 'Drácula', de Bram Stoker, lançado em 1897.

No entanto, uma informação que nem tantas pessoas sabem, é que a figura do Drácula vampiro é, na verdade, inspirada em um antigo príncipe europeu. Vlad III, também conhecido como Vlad Drácula/Drakul (que significa 'o filho do dragão', em tradução livre), ou mesmo Vlad, o Empalador, foi filho de Vlad II Dracul ('o dragão', fundador da dinastia) e príncipe da Valáquia.

Claro, o escritor britânico Bram Stoker criou uma mística em torno da figura, assimilando sua história com lendas disseminadas há muito mais tempo pela Europa, para que o Drácula como conhecemos fosse criado e eternizado. No entanto, Vlad III foi um líder extremamente cruel, não tendo recebido a alcunha de 'O Empalador' sem motivo.

O reconhecimento de Vlad, o Empalador, surgiu graças a sua predileção pelo método do empalamento na execução de seus inimigos, o que provocava, na verdade, uma morte lenta e extremamente dolorosa para aqueles que eram submetidos ao ato. Mas, apesar da imagem negativa relacionada à crueldade do líder, o novo rei do Reino Unido afirma ser um parente distante de Drácula.

Retrato de Vlad III, ex-príncipe da Valáquia que inspirou no 'Drácula', de Bram Stoker
Retrato de Vlad III, ex-príncipe da Valáquia que inspirou no 'Drácula', de Bram Stoker / Crédito: Foto por Banekondic1996 pelo Wikimedia Commons

Árvore genealógica

Charles III, ainda quando era o príncipe de Gales, visitou a Transilvânia, em 1998, e acabou ficando encantado com o cenário da região, e toda a história local. Depois disso, então, passou a visitar a Romênia — país que abriga tanto a Valáquia quanto a Transilvânia, onde Vlad III teria nascido, quando ainda era Sighişoara — quase que anualmente.

Em 2011, então, o novo monarca do Reino Unido alegou, durante uma entrevista, ter descoberto que sua linhagem era relacionada à de Drácula, por meio da rainha consorte Mary, sua bisavó materna. Ela foi casada com o rei George V, que viveu de 1865 à 1936, e suas raízes eram de origem austro-húngara — tendo sido a Hungria a potência central na história da região.

Segundo a Folha de S. Paulo, existem duas possíveis versões da história que relacionem a Família Real Britânica à família de Vlad III: na primeira, Mary seria descendente direta de Vlad III, o Empalador, enquanto na segunda ela seria, na verdade, descendente do irmão de Drácula, o chamado de Vlad IV, o Monge.

Charles III, por sua vez, se orgulha da descendência e já disse durante uma entrevista, na qual promovia um documentário sobre as florestas da Transilvânia, que a genealogia mostrava que ele era um descendente de Vlad, o Empalador, então ele teria uma "certa participação no país". O parentesco foi aceito pelo governo local, tanto que ofereceram um título fantasia de 'príncipe da Transilvânia' para Charles III, que ele recusou, em 2017.

Rei Charles III, do Reino Unido
Rei Charles III, do Reino Unido / Crédito: Getty Images