Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Abuso

Relatório aponta que mais de 200 mil espanhóis teriam sofrido abuso na igreja quando menores

Número se refere às pessoas vítimas de religiosos católicos na Espanha

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/10/2023, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Himsan por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Himsan por Pixabay

Uma estimativa publicada por uma comissão independente de inquérito sobre a pedocriminalidade na Igreja Católica aponta que mais de 200 mil menores podem ter sido vítimas de violência sexual por parte de religiosos na Espanha.

Baseado em uma investigação com mais de 8 mil pessoas, o relatório não oferece números precisos, mas sugere que cerca de 0,6% da população adulta espanhola (quase 39 milhões de pessoas) afirmou ter sofrido abuso sexual por religiosos quando eram menores.

Além disso, cerca de 0,53% relatou abuso sexual por parte de leigos que trabalhavam em instituições religiosas. As informações são da agência de notícias RFI.

Resposta insuficiente

O relatório, apresentado à Câmara dos Deputados espanhóis pelo Defensor do Povo, Ángel Gabilondo, critica a resposta insuficiente da Igreja em relação aos casos de abuso infantil.

Entre as medidas propostas pelo documento, está a criação de um fundo estatal para indenizar as vítimas. Vale destacar que os casos reportados se referem principalmente ao período de 1970 até o presente.