Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Relíquias da Idade da Pedra são encontradas no fundo do mar próximas da Itália

Pesquisadores italianos descobriram um objeto afiado que trazia sinais de ter sido esculpido por humanos do período Neolítico; entenda!

Redação Publicado em 13/12/2023, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da descoberta - Divulgação/ Superintendência de Arqueologia de Nápoles
Fotografia da descoberta - Divulgação/ Superintendência de Arqueologia de Nápoles

As autoridades de Nápoles, comuna situada na costa sul da Itália, anunciaram recentemente a incrível descoberta de artefatos de vidro vulcânico no fundo do mar próximo ao país. 

As curiosas relíquias possuem entre 5 mil e 8 mil anos; remontando, portanto, à Idade da Pedra, conforme repercutiu o portal IFL Science. Um desses objetos recuperados, que possuía 8 quilos, tinha sinais de ter sido esculpido por mãos humanas.  

Vale mencionar que o vidro vulcânico (também chamado de obsidiana) se forma quando a lava resultante da erupção de um vulcão é refrigerada rapidamente. Como se trata de um material muito afiado, é útil para a criação de lâminas, machados e pontas de flecha. 

Mais explorações 

A localização deste achado também causou surpresa: ele estava entre 30 e 40 metros da superfície do oceano, sugerindo que foi transportado até ali. A especulação dos arqueólogos responsáveis pela descoberta é que a relíquia chegou ao local levada por uma embarcação do período neolítico

É necessário realizar um extenso levantamento instrumental do fundo do mar para verificar a possível presença do casco ou outro material de carga", apontou Mariano Nuzzo, superintendente do departamento de arqueologia de Nápoles. 

Assim, ocorrerão maiores explorações do fundo do oceano nas proximidades da costa italiana no futuro a fim de tentar localizar essa possível embarcação naufragada.