Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Restauração

Relógio da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é restaurado após um século inativo

A restauração do relógio faz parte da fase final das reformas da igreja, que foi reinaugurada em junho deste ano

Redação Publicado em 01/08/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Reprodução/Wikimedia Commons/Tiago Macedo
Imagem da fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Reprodução/Wikimedia Commons/Tiago Macedo

Após mais de 100 anos parado, o relógio da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores foi restaurado. Com peças novas trazidas da Itália, o relógio presente na fachada da igreja do século 18 será reinaugurado no dia 18 de agosto. 

Claudio André Castro, empresário e representante administrativo da Irmandade, explicou que o relógio foi consertado pelos melhores especialistas no ramo, mas que manteve a sua forma histórica: 

A cara do relógio, será a mesma, foi mantida do jeito que sempre foi. Mas, a máquina, que parou de funcionar há 101 anos, foi encomendada à Canonico Di Lagonegro, considerada como a maior empresa de relógios de torres e igrejas da Itália. Um sistema informatizado ligará o funcionamento dos relógios ao dos sinos, com perfeita sincronia entre a movimentação dos ponteiros e o toque", afirmou Castro.

Gratificações

Em razão de seu trabalho na restauração da Igreja dos Mercadores, que reabriu há pouco mais de dois meses, após quatro anos de inatividade, Claudio André Castro será presenteado com o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, pela Câmara dos Vereadores, conforme repercutido pelo G1. 

A restauração do relógio foi administrada pela companhia MC Santos, tocada por Manoel dos Sinos, um perito em relógios de igreja e também o sineiro das mais antigas igrejas do Brasil. Tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Nacional) a Igreja está localizada na Rua do Ouvidor, 35, no Centro do Rio de Janeiro.