Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turquia

Na Turquia, túnel e quartos secretos são encontrados embaixo de igreja de 1,5 mil anos

As estruturas foram achadas na Igreja de St. Polyeuctus, quando Istambul ainda era Constantinopla

Redação Publicado em 02/06/2023, às 13h49 - Atualizado em 06/06/2023, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruínas da igreja de St. Polyeuctus - Divulgação / Município Metropolitano de Istambul
Ruínas da igreja de St. Polyeuctus - Divulgação / Município Metropolitano de Istambul

Durante uma nova escavação nas ruínas de uma igreja em Istambul, na Turquia, foram encontradas duas salas subterrâneas e um túnel que remontam a 1,5 mil anos atrás, quando a cidade era conhecida como Constantinopla, a antiga capital do Império Bizantino.

Segundo o site Live Science, o propósito dessas estruturas ocultas ainda não é completamente compreendido, mas elas provavelmente fazem parte da grande Igreja de St. Polyeuctus, construída na época em que Constantinopla era o centro do cristianismo e a religião oficial do império. A descoberta das salas subterrâneas aconteceu pela primeira vez durante escavações realizadas após a construção de estradas nos anos 1960.

Posteriormente, o local foi aterrado para preservar as salas, conforme relatou Mahir Polat, vice-secretário geral do Município Metropolitano de Istambul, em um e-mail ao Live Science. Desde então, a área, localizada no distrito de Saraçhane, no centro de Istambul, ficou abandonada, de acordo com a Galileu.

No entanto, em 2022, o município metropolitano iniciou um projeto no local com o objetivo de transformar as extensas ruínas em uma atração turística. Em março, trabalhadores realizaram escavações adicionais nas salas subterrâneas e no túnel.

Câmaras subterrâneas encontradas em 1960, que foram fechadas para preservação - Crédito: Município Metropolitano de Istambul

Estrutura resistente

Os arqueólogos explicam que partes das duas salas subterrâneas ainda estão decoradas com mosaicos, incrustações de pedra e blocos de mármore esculpidos. Essa preservação é surpreendente, já que a igreja foi abandonada após ser danificada por um terremoto no século 11.

Polat relata que a basílica também sofreu danos durante o saque de Constantinopla em 1204, causado principalmente por cruzados vindos da Europa Ocidental. Além disso, as estruturas subterrâneas resistiram a vários terremotos na região, indicando que muitos edifícios bizantinos foram projetados para resistir a esses eventos naturais.

Ken Dark, arqueólogo do King's College de Londres, na Inglaterra, afirmou: “Esperamos que a reexibição das ruínas dessa igreja historicamente importante e outrora magnífica traga a consciência dela para um público muito mais amplo”. Dark não esteve envolvido no projeto, mas conduziu escavações em Istambul.