Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Remasterização de imagens da Lua revela episódio curioso da Apollo 14

O especialista Andy Saunders notou algo diferente enquanto realizava o processo

Wallacy Ferrari Publicado em 10/02/2021, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frame de filmagem registra bolinha de golfe na Lua - Divulgação / Andy Saunders / NASA
Frame de filmagem registra bolinha de golfe na Lua - Divulgação / Andy Saunders / NASA

Em 5 de fevereiro de 1971, os tripulantes do voo espacial Apollo 14 chegavam na Lua no terceiro pouso realizado pela NASA. Usada como máquina de propaganda tecnológica, a missão contou com um curioso feito; o astronauta Alan Shepard atirou duas bolinhas de golfe na superfície, de maneira que registrasse sua reação em uma gravidade diferente da terrestre.

Por anos, no entanto, as tais bolas de golfe passaram despercebidas nos olhares da câmera portátil, sendo imperceptível também em imagens de satélites e em capturas das três missões Apollo seguintes.

Porém, o especialista em imagens inglês Andy Saunders notou algo diferente enquanto realizava o processo de remasterização do filme original.

Durante o aprimoramento digital das imagens capturadas pelos astronautas da missão Apollo 14, uma das bolinhas foi finalmente localizada; impossível de ser vista no filme original, devido à qualidade de captura e método de armazenamento, o novo filme mostra, com nitidez, a bolinha localizada próximo a uma barra de aço, usada também por Shepard como taco.

Com a relação de imagens, Andy acredita que a bola tenha percorrido cerca de 40 jardas, o que equivale a cerca de 36,5 metros. O número foi obtido com o auxílio de Butch Harmon, um renomado instrutor de golfe britânico.

Feliz com a descoberta, o Saunders disse ao Denver Post que trata-se de um feito impressionante: “Eu desafiaria qualquer jogador de golfe do clube a ir para seu campo local e tentar acertar [a bola] com um ferro, usando só uma mão, com um quarto de força, fora de um bunker não classificado. Ainda mais estando totalmente vestido, com capacete e usando luvas grossas”.