Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chapecoense

Réplica de aeronave da tragédia da Chapecoense causa revolta

Escultura do avião envolvido no acidente da Chapecoense foi instalada na cidade vizinha do local da tragédia, na Colômbia

Redação Publicado em 28/11/2023, às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Réplica do avião da Chapecoense em La Union, Colômbia - Reprodução/Redes Sociais/X/@delucca
Réplica do avião da Chapecoense em La Union, Colômbia - Reprodução/Redes Sociais/X/@delucca

Nesta quarta-feira, 29, o acidente com o avião da Chapecoense completa sete anos. Para marcar a data da tragédia, a cidade colombiana de La Union, localizada ao lado de Medellín, onde ocorreu o acidente em 2016, construiu uma 'réplica' do avião no centro da cidade.

Após a revolta entre a população local e os torcedores do time, que se manifestaram nas redes sociais, Edgar Osorio, prefeito de La Union, ordenou a retirada imediata da escultura e pediu desculpas pela réplica do avião da LaMia.

A instalação de uma réplica do avião, referenciando a tragédia de quase sete anos que marcou nossa comunidade, gerou diversas reações nas redes sociais. Por isso, tomamos a decisão de retirá-lo do parque principal. As decorações de Natal nunca tiveram a intenção de ferir a sensibilidade das pessoas, mas compreendemos o desconforto que causaram e por isso apresentamos as nossas desculpas e procederemos à sua remoção", afirmou o prefeito em suas redes sociais.

Conforme repercutido pelo G1, a réplica do avião, posicionada em frente a uma igreja, mostra a parte dianteira da aeronave encontrando o solo. A imagem da escultura foi amplamente divulgada e recebeu críticas de colombianos e brasileiros. 

O acidente

O trágico acidente se deu durante um voo da delegação da Chapecoense, que incluía jogadores, dirigentes e jornalistas, rumo a Medellín, para o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana, quando 71 pessoas morreram e apenas seis saíram com vida. 

"Tomei a decisão pensando nos nossos irmãos brasileiros. Temos a memória do acidente na terça-feira e sei que muitos deles estarão aqui. Vai haver um evento religioso e atos institucionais, eles vêm sempre, fazem-no todos os anos. Se em algum momento alguém neste planeta se sentir ofendido, peço desculpas como prefeito", reforçou o prefeito Edgar Osorio.