Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Londres nega devolução de esculturas do templo de Partenon a Atenas

As esculturas pertencem ao templo de Partenon, em Atenas, na Grécia, que foi parcialmente danificado e saqueado durante um ataque em 1687

Redação Publicado em 27/11/2023, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de Paternon - Reprodução/Vídeo/Youtube/The British Museum
Escultura de Paternon - Reprodução/Vídeo/Youtube/The British Museum

Nesta terça-feira, 28, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, irá se encontrar com o premiê grego, Kyriakos Mitsotakis, para discutir, entre outras coisas, o retorno das esculturas do Partenon a Atenas. Porém, Sunak já afirmou que “não tem intenção” de devolver as obras de arte, como solicitado pelo governo da Grécia. 

Há décadas, o governo ateniense exige que os frisos do Partenon sejam devolvidos ao país, sob o argumento de que teriam sido “saqueados” durante a ocupação otomana. Contudo, Londres aponta que as esculturas foram “adquiridas legalmente” em 1802 por Lord Elgin, um diplomata britânico, que as vendeu ao British Museum, onde podem ser encontradas até hoje. 

Conforme repercutido pelo UOL, o parta-voz de Sunak afirmou a imprensa que o premiê sempre foi “consistente” em seu posicionamento, ao afirmar que o friso do Partenon é “um bem importante” para a cultura do Reino Unido. Ele também apontou que o país tem “conservado” a obra “há gerações”. “Eles pertencem legalmente” ao British Museum, garantiu Sunak

Apoiamos fortemente esta posição e os regulamentos do British Museum proíbem a remoção de objetos da coleção do museu. Não temos intenção de mudar a lei", concluiu o premiê. 

Cabo de guerra

No último domingo, 26, Kyriakos Mitsotakis afirmou em uma entrevista à BBC que manter parte dos frisos do Partenon fora da Grécia é equivalente a “cortar a Mona Lisa em duas”. É importante ressaltar que Atenas tenta estabelecer um acordo com Londres, para os mármores voltarem a Grécia como um empréstimo. 

Em janeiro de 2022, o governo britânico rejeitou a possibilidade de devolver permanentemente as peças do Partenon, mesmo após sugerirem relatos de um possível acordo entre o Museu Britânico e a Grécia.

Construído no século V a.C. para honrar a deusa Atena, o templo de Partenon foi parcialmente danificado durante um ataque em 1687 e posteriormente saqueado. Fragmentos do templo estão distribuídos em diversos museus pelo mundo, incluindo exposições de partes do Partenon em Londres desde 1817.