Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Livros

Livro traz mistérios da vida de Agatha Christie, a rainha do romance policial

“Agatha Christie - Uma Biografia” foi a única aprovada pela família, e traz detalhes exclusivos

Thiago Lincolins Publicado em 23/11/2018, às 14h13 - Atualizado em 28/11/2018, às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A notória autora revolucionou as histórias de detetive - Getty Images
A notória autora revolucionou as histórias de detetive - Getty Images

Em dezembro de 1926, na cidade de Guilford, ao sul de Londres, um carro da polícia saiu da estrada e estacionou a alguns metros de outro veículo, que havia se chocado com uma árvore nas proximidades do lago. O acidente parecia não ter sido muito grave, já que os danos ao carro eram mínimos. Os papeis do veículo apontavam como proprietário o senhor Archibald Christie, morador de Berkshire, a alguns quilômetros dali.

Pouco depois, os policiais chegaram à residência de Christie e o que parecia apenas mais um acidente trivial dava início a um grande mistério. O carro, na verdade, pertencia à esposa de Archibald, a famosa escritora Agatha Christie, que na noite anterior, dia 3 de dezembro de 1926, por volta das 20h45, saíra de casa despedindo-se com um beijo em sua filha Rosalind. A família preparava-se para queixar-se do desaparecimento quando as autoridades chegaram.

O desaparecimento da notória “Rainha do Crime” foi um dos maiores enigmas da época. Agora, Agatha Christie - Uma Biografia, de Janet Morgan, detalha esse episódio e vai além. A obra de Morgan é a única biografia sobre a vida da autora que foi aprovada por seus familiares.

A Rainha do Crime Reprodução

Com acesso a documentos familiares e materiais exclusivos, o livro apresenta detalhes notórios sobre a vida pessoal e profissional do ícone que popularizou as histórias de detetive. É uma chance de entender, por exemplo, o processo de escrita de Agatha e como ela construiu seus personagens. Confira um trecho da biografia:

(...) No início, a própria Agatha não conseguia recordar o que havia acontecido entre aquele período e o momento em que foi cumprimentada por Archie e Harrogate. Os dois médicos chamados a Abney para examiná-la, Dr. Henry Wilson, o médico de Madge em Cheadle, e Dr. Donald Core, neurologista de renome da Universidade de Manchester, publicaram uma nota conjunta dizendo que ela sofria de “perda de memória inquestionavelmente genuína” e recomendaram que ela procurasse um psiquiatra. Agatha não gostou da sugestão.


Agatha Christie: Uma Biografia, Janet Morgan, Editora Best Seller, 472 páginas,R$ 33.