Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

Retrato de Charles III torna-se motivo de polêmica por altos custos para os contribuintes

O quadro em questão será distribuído gratuitamente para ser exibido em órgãos públicos e escolas a partir de fevereiro

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rei Charles III - Getty Images
O rei Charles III - Getty Images

Um retrato oficial do rei Charles III tem gerado discussões no Reino Unido. Anunciado pelo governo britânico, o quadro será distribuído gratuitamente para ser exibido em órgãos públicos e escolas a partir de fevereiro. Apesar disso, o governo assegurou que os retratos antigos da rainha Elizabeth II não precisarão ser retirados, podendo permanecer ao lado da nova imagem, mas a proposta não agradou a todos.

O projeto recebeu críticas do grupo antimonarquista Republic devido ao alto custo para os contribuintes, £8 milhões (equivalente a R$ 49 milhões), e também foi alvo de reprovação nas redes sociais, especialmente em um momento de crise de custo de vida no país.

Capturada pelo fotógrafo Hugo Burnand, a foto foi feita no Castelo de Windsor e mostra o monarca sorrindo de maneira discreta, sem os trajes reais tradicionais. Ele está vestido com o uniforme de Almirante da Marinha Real, ostentando as condecorações oficiais e segurando uma espada. À sua mesa, estão a luva e o quepe, enquanto ao fundo, a propriedade exibe luxuosos tons de dourado, decorada com obras de arte.

Críticas nas redes sociais

Apesar de a família real não ter compartilhado a foto em suas redes sociais, críticas circulam online, de acordo com o portal MediaTalks.

Usuários do X expressaram o desejo de ver o dinheiro destinado a causas nobres como o NHS (sistema público de saúde), o que foi apontado como o "verdadeiro patriotismo". Além disso, houve reclamações sobre a presença do retrato em escolas, com pessoas pedindo para não imporem a imagem às crianças.