Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Revólver, livros e máscara de gás: Abrigo nazista é descoberto após temporal na Alemanha

Para historiador que encontrou o esconderijo em sua casa, os achados são extremamente importantes pois “a literatura nazista ainda é pouco conhecida”

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/08/2021, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artigos nazistas encontrados em casa na Alemanha - Divulgação/Facebook/WDR Lokalzeit aus Dortmund
Artigos nazistas encontrados em casa na Alemanha - Divulgação/Facebook/WDR Lokalzeit aus Dortmund

Além de ter causado enchentes que mataram mais de 200 pessoas em toda a Europa, um temporal que atingiu parte do continente revelou um antigo abrigo nazista no distrito de Hagen, à Alemanha. Em sua casa, o historiador Sebastian Yurseven se deparou com itens que têm quase 100 anos.

Como relatou o UOL, a descoberta foi feita na parte de trás da parede da casa, que era extremamente antiga. Devido às chuvas, o primeiro andar da residência foi completamente inundado, o que fez com que o especialista tivesse que fazer reparos no local. Foi assim que ele se deparou com algo que nunca tinha visto antes.

Yurseven identificou uma placa de gesso molhada pelas águas da chuva que tomaram o andar de sua casa. Ainda na mesma parede, encontrou uma edição impressa de 1940 do jornal alemão Westfalenpost, que ainda está em funcionamento atualmente.

Além do periódico, o historiador descobriu artigos que ele acredita terem pertencido a membros do partido de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra. Para os pesquisadores que estão examinando os itens, é provável que a casa tenha sido um esconderijo para nazistas em 1945, quando as tropas estadunidenses chegaram na Alemanha.

"Só ficou claro para [mim] que isso era um grande achado depois de alguns momentos. É algo muito importante, porque a literatura nazista ainda é pouco conhecida", explicou Yurseven ao Westfalenpost.

Entre os artigos encontrados estavam livros nazistas, um retrato de Hitler, um revólver, um soco inglês, uma águia que representava o NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em português) e dezenas de máscaras de gás. 

De acordo com o portal britânico The Sun, alguns manuscritos descobertos pelo historiador deverão entrar em exposição no museu da cidade de Hagen após serem analisados por pesquisadores. 

Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS).

Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram de grande importância para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini.

Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.