Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Riacho na Austrália preocupa moradores após ficar cor-de-rosa misteriosamente

A mudança de coloração da água aconteceu de um dia para o outro, provocando estranhamento entre australianos

Redação Publicado em 05/10/2023, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando o córrego - Divulgação/ Redes Sociais
Fotografia mostrando o córrego - Divulgação/ Redes Sociais

No Reddit, uma rede social de fóruns, um australiano que mora em Queensland, próximo da hidrovia de Boondall Wetlands, causou surpresa nos internautas ao publicar a foto de um trecho do córrego no qual ele apresentava uma curiosa coloração cor-de-rosa. 

"Boondall Wetlands parece um pouco poluído hoje", comentou o usuário, acrescentando ainda que a fotografia havia sido feita nas proximidades de um lixão, e que a água em outras partes do canal não passou pela mesma repentina mudança. 

Nos comentários da publicação, é possível ver diversos internautas preocupados: "Caramba, isso parece terrível, espero que alguém do departamento governamental encarregado verifique isso e resolva o problema", diz um deles, conforme repercutiu o New York Post. 

Outra perspectiva 

Uma outra explicação menos alarmante para o fenômeno, por sua vez, é que o tom róseo foi causado por uma proliferação natural de algas. Lagos e rios não poluídos, afinal, também podem apresentar essa cor de forma espontânea, justamente devido à ação de certos tipos de microorganismos presentes em seu ecossistema. 

O clima mais quente e a baixa pluviosidade podem levar a menos fluxo de água e níveis mais elevados de sal, fazendo com que as algas e bactérias na água fiquem rosadas", afirmou um porta-voz da Câmara Municipal de Brisbane em uma declaração ao público.

O representante também afirmou que a situação seria investigada mais a fundo por um time enviado ao local.