Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Robert Downey Jr. afirma que fez blackface em filme de 2008 para "mostrar quão errado é"

Ator, que já havia se pronunciado durante o lançamento de Trovão Tropical, voltou a falar sobre o assunto. Para ele "o filme é sobre o quão errado é fazer blackface"

Caio Tortamano Publicado em 21/01/2020, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ator Robert Downey Jr. no filme Trovão Tropical (2008) - Divulgação
Ator Robert Downey Jr. no filme Trovão Tropical (2008) - Divulgação

O astro de Hollywood, Robert Downey Jr., conhecido pelo papel de Tony Stark voltou aos holofotes — mais uma vez — pelo seu controverso personagem no filme Trovão Tropical (2008). Na obra cinematográfica, Downey interpreta Kirk Lazarus, um ator branco que realizou uma cirurgia questionável para escurecer a sua pele.

Com a temática do blackface vindo à tona, o ator afirmou, durante uma entrevista recente ao Joe Rogan Show, que as piadas do filme são sobre o quão errado é a prática. “Posso expor (com esse papel) o quão presunçosos são esses atores que acham que podem fazer qualquer coisa”, afirmou o astro. "Em minha defesa, o filme é sobre o quão errado é fazer blackface".

Downey contou que até mesmo sua mãe lhe aconselhou a não fazer o papel, mas refletiu a respeito e pensou que poderia "conseguir viver uma pessoa negra, pelo menos enquanto estava filmando".

Blackface era uma prática teatral racista do fim do século 19, onde atores brancos satirizavam o comportamento das populações negras de maneira caricata e preconceituosa, pintando os próprios rostos com carvão.