Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ataque

Roseana Murray: Poetisa atacada por pitbulls segue internada em estado estável

A vítima, uma escritora de 73 anos, foi atacada por três cachorros durante uma caminhada na rua onde mora na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 10/04/2024, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A escritora Roseana Murray - Reprodução / Secretaria Municipal de São Sebastião
A escritora Roseana Murray - Reprodução / Secretaria Municipal de São Sebastião

A poetisa Roseana Murray, 73, vítima de um ataque por três cachorros da raça pitbull durante uma caminhada, segue em estado de saúde estável, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. A escritora está internada desde a última sexta-feira, 5, dia do incidente, no Hospital Estadual Alberto Torres, na Região Metropolitana do Rio. 

Em um vídeo divulgado nesta terça-feira, 11, um dos filhos de Roseana relatou que sua mãe está se recuperando bem. Ela está conversando, se alimentando, mantém lucidez e já tem planos na literatura.

Roseana foi atacada por três cães que escaparam da casa de seus tutores em Saquarema, cidade na Região dos Lagos onde mora. Devido à gravidade dos ferimentos, a escritora foi transportada para o hospital de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros e submetida a uma série de cirurgias, onde teve seu braço amputado e perdeu uma orelha.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o incidente foi registrado na 124ª Delegacia de Polícia (Saquarema), que está investigando os crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e negligência na guarda dos animais.

André Murray, um dos filhos de Roseana, compartilhou um vídeo nesta terça-feira, 9, para atualizar sobre a recuperação de sua mãe. Com mais de 100 livros publicados, a escritora já está planejando seus próximos projetos.

Está conversando, está comendo, está lúcida, está com projeto pra daqui para frente. Não está pensando no que aconteceu, está pensando no que vai acontecer. Como que ela vai continuar tocando a vida e os projetos dela como escritora, que são maravilhosos”, afirmou André na gravação. 

Ainda no vídeo, o filho da poetisa também agradeceu o carinho que ela e a família tem recebido. Na última sexta-feira, dia do incidente, mensagens de apoio desejando melhoras e uma rápida recuperação, além de elogios ao trabalho de Roseana como poetisa, foram enviadas por vizinhos e fãs.

Está se recuperando muito bem. Eu acho, sou leigo, mas eu acho que está até mais rápido do que poderia. A equipe aqui é fantástica, a gente se sente muito acolhido, muito bem mesmo. Então, dentro desse momento difícil, eu só posso dizer que está tudo correndo da melhor maneira possível. Agradeço essa enorme corrente de amor que a gente está recebendo aqui. Por favor, continuem a mandar essa energia positiva para a gente”, completou o filho de Roseana

Responsabilidade

No último domingo, 7, a Justiça decidiu manter a prisão dos tutores dos três cães da raça pitbull. Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro, Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos e Davidson Ribeiros dos Santos tiveram suas prisões em flagrante convertidas para prisão preventiva.

Durante a audiência de custódia, três testemunhas relataram que os cães frequentemente saíam para a rua sem supervisão e atacavam pessoas. Elas também afirmaram que o portão do quintal da casa onde os cães eram mantidos ficava aberto, facilitando as fugas e os ataques. Uma das testemunhas mencionou que já havia pedido à família que aumentasse a altura do muro para evitar essas fugas.

Uma médica veterinária, que visitou o local onde os cães eram mantidos, também participou da audiência de custódia. Ela apontou a ausência de canil ou focinheira e afirmou que, “apesar de não acompanhar rotineiramente os cuidados dispensados aos cães, pode afirmar que o contexto no qual os animais estão inseridos contribui significativamente para elevar seus níveis de agressividade”.

Desde que foram resgatados, os cães foram avaliados pela equipe técnica, vermifugados, tratados contra pulgas e carrapatos, e estão recebendo alimentação adequada. Na ocasião do ataque, um dos cães foi encontrado abaixo do peso ideal pelos policiais e técnicos da secretaria de Defesa dos Animais.