Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Rússia aponta risco de conflito com os EUA por auxílio à Ucrânia

Para o ministro Sergey Lavrov, o envio de armamentos a Kiev pode resultar em um conflito entre Moscou e Washington

Redação Publicado em 01/06/2022, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sergei Lavrov - Getty Images
Sergei Lavrov - Getty Images

Os recentes envios de armas à Ucrânia por parte dos EUA, incluindo um sistema de foguetes de lançamentos múltiplos, têm gerado o aumento das tensões entre Moscou e Washington. Conforme alertou ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, um conflito entre ambos os países é cada vez mais provável.

"Qualquer entrega de armas que continue, ou que aumente, aumenta o risco de tal acontecimento", disse Lavrov em declaração à agência de notícias russa RIA Novosti.

Ajuda à Ucrânia

De acordo com informações da AFP, na última terça-feira, 31, o governo americano anunciou o envio dos sistemas HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System), que possibilitam lançamentos múltiplos de foguetes e têm alcance de 80 quilômetros, à Ucrânia.

Mesmo não se tratando de sistemas de longo alcance, os mesmos reforçam significativamente a resistência ucraniana. As armas fazem parte de uma nova bateria de ajuda militar americana, a qual é avaliada em 700 milhões de dólares.