Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rússia está com dificuldades no recrutamento de soldados para lutar na Ucrânia, diz Pentágono

Segundo funcionário do órgão, as autoridades russas estariam buscando soldados até mesmo em presídios

Redação Publicado em 30/08/2022, às 13h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

O governo russo vem enfrentando dificuldades para encontrar mais soldados para combaterem na guerra na Ucrânia, de modo que tem recorrido a prisioneiros e velhos recrutas, conforme informou um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

De acordo com a fonte, o presidente Vladimir Putin assinou na última quinta-feira um decreto que determina que o aumento do número de efetivos do exército em 10%, a fim de atingir a marca de 1,5 milhão de militares a partir de janeiro do ano que vem. Porém, para o Pentagono, essa é uma missão que dificilmente será concluída.

Êxito é pouco provável

Segundo a agência de notícias AFP, o órgão americano considera que, depois das enormes perdas de tropas ao longo do conflito, "é pouco provável que este esforço tenha êxito, pois a Rússia historicamente não cumpre seus objetivos de pessoal e poderio".

Conforme declarou a fonte, que não teve sua identidade revelada por questões de segurança, "a Rússia já começou a tentar expandir seus esforços de recrutamento".

"Já o fizeram em parte, ao eliminar a idade limite para novos recrutas e também têm recrutado prisioneiros", acrescentou o funcionário. "Muitos destes novos recrutas são velhos, estão fora de forma e sem treinamento", explicou.