Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Rússia: Treze mineradores estão soterrados após deslizamento em mina de ouro

Autoridades do país iniciaram a perfuração do solo nesta quarta-feira, 20, na esperança de resgatar os treze mineradores soterrados

Redação Publicado em 20/03/2024, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrada da mina de ouro em Amur, na Rússia - Reprodução/Vídeo/YouTube/AFP Português
Entrada da mina de ouro em Amur, na Rússia - Reprodução/Vídeo/YouTube/AFP Português

Na última segunda-feira, 18, um deslizamento em uma mina de ouro na região de Amur, no Extremo Oriente da Rússia, deixou 13 mineradores soterrados em túneis de cerca de 125 metros de profundidade. Após mais de 48 horas desde o incidente, as autoridades russas detalharam a “situação difícil” em que eles se encontram. 

“O trabalho de resgate continua pelo segundo dia consecutivo. A situação ainda é muito complicada”, explicou o governador regional, Vasili Orlov, no Telegram. Ele também esclareceu que não houve “contato com os mineradores”.

Conforme repercutido pelo UOL, com informações da Agence France-Presse, até esta quarta-feira, 20, um terço dos escombros foram retirados graças aos esforços de 220 socorristas.

Operação de resgate

Imagens de equipes de resgate divulgadas pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia mostram a mina danificada em uma região coberta de neve, onde as temperaturas podem chegar a casa dos −20 °C durante a noite, segundo os serviços meteorológicos.

Em nota, o governador da região afirmou que um novo grupo de 30 socorristas, “especializados exatamente neste tipo de acidente”, chegou ao local nesta quarta-feira, 20, após uma viagem de Kuznetsk, outra região mineradora russa.

Ainda em seu comunicado, que contou com imagens dos equipamentos de perfuração utilizados no resgate, o representante do Kremlin no Extremo Oriente explicou que esta etapa “permitirá baixar uma câmara para avaliar a situação e estabelecer linhas de comunicação” com os mineradores.

A principal tarefa é salvar as pessoas, e então toda essa situação será objeto de uma análise e investigação minuciosas", ressaltou Orlov, ainda no Telegram.