Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

São Paulo não registrava início de ano tão frio desde 1982

A cidade surpreende pela média bem abaixo do esperado para o verão

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 09/01/2023, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia ilustra paisagem urbana de São Paulo - Getty Images
Fotografia ilustra paisagem urbana de São Paulo - Getty Images

Os milhões de habitantes da cidade de São Paulo foram surpreendidos com um clima bem distinto do que costuma ser o verão no início de ano; entre os dias 1 e 8, a média de temperatura máxima registrada na capital paulista foi de 24ºC, como informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura é a menor desde a registrada no ano de 1982, portanto, a 41 anos atrás, quando a média de máximas totalizou 23,7ºC. Para âmbito de compração, o Inmet eclareceu que, historicamente, o mês de janeiro costuma marcar, em média, 28,7ºC, mas teve números menores pela baixa incidência de sol.

Clima nublado

Com alta nebulosidade, apenas 36 minutos de picos de sol foram registrados entre a quinta-feira, 5, e o último domingo, 8. Contudo, o dia mais ensolarado foi o segundo do ano, que contou com 9h42 de sol, com a temperatura atingindo 30ºC. O mesmo se aplica no litoral, frustrando as férias de quem preferiu descer para a praia.

"A umidade relativa do ar oscila em torno de 85% e pode marcar até 70% nas próximas horas. Entre o meio da tarde e o início da noite, a formação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e potencial para alagamentos", informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo para o portal G1.