180.000 kg: A quantidade de lixo deixada pelo ser humano na Lua

A estimativa é de um cientista da Nasa. Naves, robôs e objetos dos mais inusitados foram abandonados na superfície lunar. Inclusive alguns objetos orgânicos.

terça 6 março, 2018
Missões Apollo deixaram objetos na Lua entre 1969 e 1972
Missões Apollo deixaram objetos na Lua entre 1969 e 1972 Foto:NASA

Imagine uma fila com 17 caminhões de lixo lotados. Esses são os 180.000 kg de objetos e materiais deixados na Lua pela exploração espacial, segundo William Barry, historiador da NASA.

Veículos espaciais e robôs foram deixados na superfície lunar pelos astronautas das missões Apollo, entre 1969 e 1972. Como enviar naves e bases de pouso de volta da Lua é dispendioso, quanto mais equipamentos são abandonados, menos peso, e mais simples é trazer os astronautas de volta para casa após a conclusão das missões. Não havia tempo nem dinheiro para pensar no que seria deixado para trás. "A preocupação real era: podemos levar a tripulação à Lua em segurança, fazer o que é necessário e trazê-los de volta inteiros?", explica Barry.

Veja mais

Quando Neil Armstrong deu seu "pequeno passo para um homem", já havia lixo na Lua. Sondas lançadas não só pela Nasa, como pela União Soviética, já estavam por lá. Elas foram enviadas para mapear o território e analisar as condições para uma possível missão tripulada. Com o trabalho feito, muitas delas tiveram seus destroços espalhados pela superfície.

Não só veículos, sondas e materiais necessários para as experiênciais — como um martelo e uma pena de falcão — foram deixados no satélite. Também fazem parte do lixo artigos inusitados, como bolas de golfe, bandeiras norte-americanas, cem notas de dois dólares, pacotes de lenços umedecidos, uma barra de sabão, uma coleção de amostras de urina e um retrato de James Irwin (o astronauta que caçou a Arca de Noé). A placa que traz a frase "Por toda a humanidade, nós viemos em paz", levada à Lua em 1969, também permanece por lá. Uma lista feita pela NASA reúne todos os objetos deixados na Lua. Eela o que alguém a esta altura certamente está se perguntando: cocô de astronauta. 96 pacotes deles. 

Segundo Barry, o lixo deixado na Lua não é de todo ruim. Os objetos estão sendo analisados em estudos sobre o efeito da radiação e do vácuo no espaço. E tem mais: um refletor abandonado pela tripulação do Apollo 11 permite que os cientistas meçam a distância entre a Terra e a Lua - foi assim que eles descobriram que o satélite está se afastando 3,8 centímetros por ano do nosso planeta.

Letícia Yazbek


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais