Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jeffrey Dahmer

Série sobre Jeffrey Dahmer da Netflix teve cenas alteradas após seu lançamento

Segundo Stephanie Filo, uma das criadoras da série, mudanças foram feitas por respeito com envolvidos com crimes reais

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 15/08/2023, às 08h05 - Atualizado às 08h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da série 'Dahmer: Um Canibal Americano' (2022) - Divulgação/Netflix
Imagem promocional da série 'Dahmer: Um Canibal Americano' (2022) - Divulgação/Netflix

A partir de setembro de 2022, toda a internet mergulhou em uma grande euforia e entusiasmo graças a uma única série: 'Dahmer: Um Canibal Americano', da Netflix, que não só conquistou incontáveis fãs como também fez de um dos serial killers e canibais mais famosos da história dos Estados Unidos um dos assuntos mais populares da atualidade. E é claro que retratando uma história real, ainda mais tão recente e sobre crimes tão sensíveis, geraria alguma confusão.

Mesmo depois do lançamento da série, que se deu oficialmente no dia 21 de setembro, há pouco menos de um ano, 'Dahmer: Um Canibal Americano' teve algumas de suas cenas cortadas.

De acordo com Stephanie FIlo, uma das produtoras da série em entrevista à Variety, essas cenas foram escolhidas pensando em evitar que o público sentisse empatia pelo assassino, como se seus crimes fossem justificáveis — assunto esse muito discutido ao longo do lançamento da produção, e a romantização da época em torno da figura de Jeffrey Dahmer.

Conforme relatado por Filo, um exemplo de cena alterada foi quando, no Natal, Dahmer volta do exército para um jantar com os pais. Agora, a cena é mais curta que originalmente, pensando em coibir qualquer identificação ou empatia com o assassino, mostrando outros eventos que contextualizam seus verdadeiros crimes.

Essa intercalação de ver as coisas estranhas que ele ja fez, ajudou a dar contexto às coisas horríveis que estavam acontecendo, em vez de ter um cara apenas saindo com seus pais", explicou Stephanie FIlo à Variety.

Outro momento importante destacado pela produtora, é uma do oitavo episódio da série, quando declarações de impacto da vítima são lidas: "Abordei as declarações em relação às vítimas no momento certo. Foi por isso que a série teve muitos cortes", disse, conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil. Confira o trailer da produção:

Familiares ofendidos

Após dar vida a Jeffrey Dahmer na série da Netflix, o ator Evan Peters foi consagrado com o prêmio de Melhor Ator pelo Globo de Ouro em 2023. No entanto, alguns familiares de vítimas reais do assassino demonstraram se sentirem ofendidos com a premiação.

Shirley Hughes — mãe de Tony Hughes, uma das 17 vítimas confirmadas de Jeffrey Dahmer —, alegou na época, em entrevista ao TMZ: "Há muitas pessoas doentes ao redor do mundo. As pessoas que ganham papéis de atuação de assassinos mantêm uma obsessão. Isso faz com que as pessoas doentes prosperem com a fama."

É uma pena que as pessoas possam pegar nossa tragédia e ganhar dinheiro. As vítimas nunca viram um centavo. Passamos por essas emoções todos os dias", lamentou.

Por fim, a mulher também alegou que Evan Peters deveria ao menos, em seu discurso de agradecimento, ter mencionado o nome de algumas das vítimas e das famílias, em respeito. Na ocasião, o ator apenas disse: "Quero agradecer a todos que assistiram a este show. Foi difícil de fazer, difícil de assistir, mas espero sinceramente que algo de bom tenha saído disso."

Evan Peters após receber prêmio do Globo de Ouro
Evan Peters após receber prêmio do Globo de Ouro / Crédito: Getty Images