Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Seu Jorge

"Muito ódio gratuito", diz Seu Jorge sobre ataques racistas em Show no Rio Grande do Sul

Cantor que foi vítima de racismo durante apresentação publicou vídeo comentando o episódio

Redação Publicado em 18/10/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O músico Seu Jorge - Getty Images
O músico Seu Jorge - Getty Images

O cantor e ator Seu Jorge publicou em suas redes sociais ontem 17, um vídeo no qual se manifestou pela primeira vez sobre os ataques racistas que sofreu durante um show ocorrido na última sexta-feira, 14.

No registro de nove minutos, que contou com a reprodução de uma bandeira do Rio Grande do Sul, onde se deu o episódio, o artista declarou ter escutado vaias e xingamentos, além de inúmeras ofensas.

"O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista", disse o músico natural do estado do Rio de Janeiro, segundo informações do portal de notícias G1.

De acordo com a fonte, o cantor foi contratado para se apresentar no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, por ocasião da reinauguração do Salão União, que passou por reformas. Em nota, o clube disse que está apurando internamente os fatos e que, caso seja comprovado racismo, os envolvidos deverão ser responsabilizados.

Ausência de pessoas negras

"Particularmente, não vi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou muita espécie, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show", revelou Seu Jorge.

O artista agradeceu o apoio que recebeu de fãs da capital gaúcha e também de outras regiões do país, porém ressaltou: "Não era a cidade que eu reconheci, a cidade que eu comecei a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conhecia." Mais para frente, o cantor direcionou parte de sua fala à população negra da região.

"Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil", disse ele, que citou alguns de seus ídolos nascidos no estado. Por fim, o artista defendeu políticas públicas de inclusão da população negra e de combate ao racismo.