Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Sobrinha de universitária hostilizada por estudar aos 40 anos desabafa: 'Nunca teve oportunidade'

Mulher foi alvo do deboche de colegas de sala por ser universitária aos 40 anos

Redação Publicado em 12/03/2023, às 13h32 - Atualizado em 13/03/2023, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro das alunas que debocharam de colega em vídeo - Reprodução/Vídeo
Registro das alunas que debocharam de colega em vídeo - Reprodução/Vídeo

No último final de semana, um vídeo em tom de deboche e preconceito causou indignação entre internautas. A gravação, que se tornou viral nas redes sociais, mostra três estudantes universitárias debochando de uma colega de sala que tem 40 anos. O episódio lamentável em Bauru, São Paulo, no curso de biomedicina. 

"Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?", disse uma durante a gravação, que é respondida pela colega: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". A terceira jovem presente no vídeo também responde: "Realmente".

Embora o vídeo tenha sido publicado no recurso 'close friends', do Instagram, ou seja, para pessoas selecionadas, o registro acabou vazando e sendo repercutido nas redes sociais. "Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião", disse a aluna que grava o vídeo. Elas até mesmo afirmam que a colega de sala "não sabe o que é Google".

A equipe de comunicação da Universidade Unisagrado informou ao portal de notícias G1 que as alunas são maiores de idade e também estudam biomedicina na faculdade. Uma das estudantes disse ao veículo que a fala foi 'imprudente e infeliz' e que as amigas estão arrependidas. 

"Nunca foi na intenção de dizer que pessoas de mais idade não podem adquirir uma graduação, pois não tenho esse pensamento. Foi uma fala imprudente e infeliz que tomou uma proporção que não imaginávamos", disse uma das alunas. 

Sobrinha desabafa

A sobrinha da universitária que foi alvo de deboche com a publicação do vídeo se manifestou através das redes sociais.

"Minha tia, de 40 anos, sempre batalhou trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs, para ajudar a minha avó e a cuidar dela", publicou ela em desabafo. "Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surgem três meninas que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma".

Ele também pediu uma posição da universidade: "Que tipo de tratativa vocês vão dar para essas alunas de vocês? Que tipo de profissional essas meninas vão ser? Fico indignada". A assessoria de comunicação da instituição também informou ao G1 que medidas estão sendo tomadas: "Mas por respeito a todos os envolvidos estamos trabalhando no âmbito institucional e não divulgaremos", disse a equipe. 

Uma das envolvidas no episódio afirma que a faculdade "deu a oportunidade de recomeçar e amadurecer, mudar nossos pensamentos e perceber que comentários assim, sendo brincadeira ou não, são levados muito a sério".

O que disse a faculdade

Através das redes sociais, a instituição compartilhou um comunicado ressaltando a importância do direito a educação para todas as pessoas. 

"Não compactuamos com qualquer tipo de discriminação", explica parte do comunicado. "Acreditamos que todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia. Isso tudo faz sentido para nós".