Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino Titan

Submarino que implodiu perdeu o controle e girou em círculos em expedição anterior

Antes da implosão catastrófica no último mês, Titan passou por situação desesperadora embaixo d’água

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions

Antes de implodir de maneira catastrófica, o submarino Titan já havia passado por uma situação desesperadora embaixo d’água. Conforme mostra um documentário da BBC de 2022, em uma expedição, o submersível perdeu o controle e começou a girar em círculos.

+ Submarino Titan tentou voltar à superfície antes de desaparecer

A situação deixou os passageiros em pânico e presos por horas. Segundo repercutido pelo The Mirror, as imagens internas do Titan mostram o submarino girando em uma profundidade de quase 3.800 metros. A missão era pilotada por Scott Griffith.

Temos um problema", relatou na filmagem. "Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo".

O The Mirror aponta que, naquela ocasião, os propulsores haviam sido instalados de forma errada — sendo assim, um propulsor empurrava o submarino para um lado e o outro para o outro, o que fez o Titan girar em círculos.

"Você sabe, eu estava pensando não vamos conseguir", relatou a passageira Reneta Rojas. "Estamos literalmente a 300 metros do Titanic e, embora já estejamos no campo de destroços, não podemos ir a lugar nenhum a não ser andar em círculos."

Para solucionar o problema, o controle de videogame que controlava o submarino Titan teve de ser reprogramado. Só assim foi possível trazer a tripulação de volta a superfície.

A implosão do Titan

O submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no dia 18 de junho. A missão do submersível era visitar os destroços do famoso RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

Mas a falta de comunicação mobilizou uma intenso trabalho de buscas pelo submersível. O destino do submarino Titan só foi anunciado no dia 22, quando a Guarda Costeira confirmou a 'implosão catastrófica' do submersível. Os cinco tripulantes tiveram uma morte instantânea. A tragédia aconteceu no próprio dia 18, horas antes da OceanGate alertar o sumiço de sua embarcação.