Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Submarino Titan tentou voltar à superfície antes de desaparecer

Segundo ex-consultor da OceanGate, os tripulantes do submersível teriam buscado interromper a missão antes da embarcação implodir

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 04/07/2023, às 09h55 - Atualizado em 05/07/2023, às 19h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions

De acordo com um ex-consultor da OceanGate, o submersível Titan teria tentado retornar à superfície antes de desaparecer e implodir, indicando que os tripulantes buscaram interromper a missão.

Segundo relatórios preliminares recebidos pelo ex-consultor, o Titan teria "soltado seus pesos" durante a descida no oceano, o que aponta para uma tentativa de emergir momentos antes de perder contato com o navio-mãe, o Polar Prince.

Rob McCallum, cofundador da empresa de expedições EYOS Expeditions e experiente em liderar expedições subaquáticas ao local do naufrágio do Titanic, compartilhou essas informações em entrevista à revista The New Yorker. Ele afirma que a tripulação provavelmente teria abortado o mergulho e tentado entrar em contato com a superfície antes de perder comunicação com o navio-mãe.

Declaração de James Cameron

Essa declaração, conforme destaca o portal de notícias UOL, se alinha com o testemunho anterior de James Cameron, especialista em mergulho em águas profundas e diretor do filme "Titanic".

Cameron afirmou à ABC News que o Titan soltou seu lastro e que as pessoas a bordo estavam "tentando lidar com uma emergência". O contato entre o Titan e sua nave-mãe foi perdido cerca de uma hora e meia após o início do mergulho, a uma profundidade de 940 metros.

Ainda não está claro se os cinco ocupantes do submersível estavam cientes do perigo iminente ou se receberam algum aviso sobre a falha no casco. A OceanGate já havia cancelado mergulhos anteriores do Titan devido a problemas nos sistemas de propulsão e flutuação, e teria ignorado vários alertas de especialistas.