Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Taiwan

Taiwan: Mais de 300 pedras são retiradas de rim de jovem

Na última sexta-feira, 8, uma mulher de 20 anos procurou o Centro Médico Chi Mei, em Taiwan, alegando febre e dores na região da cintura

Redação Publicado em 12/12/2023, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As pedras encontradas no rim da jovem - Reprodução/Hospital Chi Mei
As pedras encontradas no rim da jovem - Reprodução/Hospital Chi Mei

Na última sexta-feira, 8, uma mulher identificada pelos relatórios médicos como Xiao Yu, 20, procurou o Centro Médico Chi Mei em Tainan, na região sul de Taiwan, apresentando febre intensa e dores na região da cintura.

No momento em que foi questionada pelos médicos sobre sua condição, Yu relatou que, há anos, se hidrata com chás açucarados, suco de frutas e bebidas alcoólicas, e que raramente bebe água. Esse comportamento provocou uma desidratação crônica na jovem e acúmulo de minerais nos rins.

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, com informações do jornal Taiwan News, depois da realização de exames preliminares, foi notado pelos médicos que o rim direito dela estava bastante inchado. Assim, para determinar a causa, ela foi submetida a uma radiografia. 

No procedimento, observou-se que o rim de Yu se encontrava com mais de 300 pedras que variavam entre 0,5 e 2 centímetros. A descoberta deixou os médicos surpresos. 

Outros detalhes 

Em um procedimento de duas horas, chamado nefrolitotomia percutânea, os profissionais removeram as pedras do rim de Yu. O cirurgião-chefe, Lin Caiyang, disse que as pedras pareciam pequeninos pães cozidos no vapor.  

Além disso, o ETtoday relatou que o cirurgião-chefe pontuou a genética, a baixa ingestão de água e a dieta diária como os fatores mais importantes para a formação de cálculos renais. A paciente recebeu alta dias depois do procedimento.