Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Taiwan

Taiwan: Candidato à presidência oferece adoção de pets para aumentar taxa de natalidade

País possui uma das menores taxas de nascimentos do mundo; o que fez candidato bilionário ter uma inusitada ideia; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/09/2023, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Devido ao alto custo de vida e à dificuldade de acesso a creches, Taiwan possui uma das taxas de natalidade mais baixas de todo o mundo. Por conta do rápido envelhecimento da população, a economia e a defesa militar do país estão sob ameaça num futuro próximo.

Para conter esse problema, um bilionário candidato à presidência propôs uma solução: animais de estimação gratuitos para casais que tenham um filho, segundo repercutiu o The Guardian.

+ Herança nazista: Guaxinins bêbados se tornam ‘praga’ por toda Alemanha

A alternativa foi apresentada por Terry Gou, fundador da Foxconn — fornecedora da Apple. O empresário anunciou, na semana passada, sua intenção de se tornar um candidato independente à presidência do país.

Em sua primeira manifestação sobre como seguirá com sua campanha, Terry discursou em um templo da cidade de Taipei na última sexta-feira, 2. Ao público, explicou que pretende contornar o declínio da taxa de natalidade com a adoção de cães e gatos.

Pais de pet

Segundo o veículo britânico, por outro lado, a adoção de animais em Taiwan está disparando cada vez mais, com relatos de que muitos casais preferem cuidar de pets do que de crianças. Gou, no entanto, sentiu que as pessoas poderiam estar motivadas para assumir ambos.

Dê à luz um filho e eu deixo você criar mais um bichinho", disse ele. "Um gato, um cachorro. Dê à luz dois e eu deixarei você adotar mais dois".

Importante ressaltar, porém, que para adotar um animal de estimação em Taiwan, as pessoas não precisam de uma permissão do governo. Após visitar um destes centros, o candidato disse que sentiu que poderia resolver dois futuros problemas de uma vez só.

"Se não houver taxa de natalidade no futuro, quem cuidará dos nossos amigos peludos?" indagou aos repórteres. "Então eu juntei essas duas questões. Você não pode esperar que eu, sozinho, proponha uma política completa para cada pequeno assunto. Acrescentar e multiplicar amor, esse é o meu objetivo."

A proposta foi criticada por alguns políticos do governo e grupos de bem-estar animal. Por fim, Terry Gou disse que, durante as últimas eleições presidenciais, propôs subsídios governamentais para custear a educação dos filhos até aos seis anos de idade, mas que a ideia não foi implementada.

Além do mais, o empresário prometeu consertar as relações através do Estreito entre China e Taiwan; e impulsionar a economia de seu país. Ele renunciou ao conselho da Foxconn no último sábado, 2.