Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / James Webb

Telescópio James Webb registra morte de estrela na Nebulosa do Anel

Fotos impressionantes foram divulgadas pela Nasa na última quinta-feira, 3

Redação Publicado em 04/08/2023, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nebulosa do Anel - Divulgação / NASA, ESA, CSA, JWST Ring Nebula Team
Nebulosa do Anel - Divulgação / NASA, ESA, CSA, JWST Ring Nebula Team

A Nasa (agência espacial americana) divulgou ontem, quinta-feira, 3, novas fotos mostrando a Nebulosa do Anel sob diferentes ângulos captadas pelo telescópio James Webb.

A nebulosa, que é também conhecida como Messier 57, está localizada na constelação de Lyra — e pode ser vista durante o verão, como destaca o portal MediaTalks.

Porém as imagens feitas pelo James Webb permitiram uma visão bastante detalhada dos estágios finais da vida de uma estrela dentro da nebulosa, em qualidade que nem os telescópios mais avançados haviam conseguido até então.

Mike Barlow, um cientista britânico que lidera o JWST Ring Nebula Project — um grupo dedicado ao estudo dessa nebulosa — afirmou: "As características hipnotizantes da Nebulosa do Anel são uma prova do ciclo de vida estelar".

Segundo os cientistas, a estrela mais brilhante, extremamente quente, é a que está morrendo / Crédito: Divulgação NASA, ESA, CSA, JWST Ring Nebula Team

Restos de estrelas

A fonte explica que a Nebulosa do Anel é uma nebulosa planetária, composta pelos restos coloridos de estrelas moribundas que lançaram grande parte de sua massa no final de suas vidas. Com cores vibrantes, a nuvem interestelar em questão em sido objeto de estudo para astrônomos que buscam desvendar os segredos de sua formação.

Na nebulosa, cada elemento químico presente emite luz com cores específicas, criando uma exibição artística e repleta de cores. Essa característica singular possibilita aos cientistas investigar a evolução desse fenômeno cósmico — e, claro, essa tarefa tornou-se ainda mais acessível graças às novas imagens capturadas pelo telescópio da Nasa.