Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Tempestade de areia polui ar e deixa céu laranja, no norte da China

Fenômeno foi registrado nesta quarta-feira, 22; nível de poluição atingido é considerado grave

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/03/2023, às 08h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tempestade de areia que atingiu a China - Divulgação / Redes sociais
Tempestade de areia que atingiu a China - Divulgação / Redes sociais

Uma tempestade de areia que atingiu parte da China fez com que a poluição do ar em Pequim alcançasse níveis extremamente elevados nesta quarta-feira, 22.

Segundo informações da agência de notícias AFP, o índice oficial de qualidade do ar na capital chinesa atingiu o registro máximo de 500, o que é considerado "poluição grave". No entanto, dados não oficiais apontam um nível de contaminação duas vezes pior.

Diante desse cenário, as autoridades de Pequim emitiram alertas meteorológicos e recomendaram à população que evite atividades ao ar livre. Em algumas regiões do norte e noroeste da China, especialmente na região semidesértica da Mongólia Interior, os fortes ventos e a poeira deixaram o céu com uma coloração laranja incomum.

Minipartículas

As autoridades afirmam que a contaminação é causada principalmente pelas minipartículas PM10, que possuem um diâmetro inferior a 10 micrômetros e podem ser inaladas, agravando problemas respiratórios.

Para se proteger da contaminação, os moradores das áreas afetadas devem fechar portas e janelas e se resguardar do vento e da areia, aconselham os serviços meteorológicos, que também recomendam o uso de máscaras. Além disso, crianças, idosos e pessoas com alergias respiratórias devem limitar as saídas.

De acordo com a fonte, as tempestades de areia são frequentes no norte da China durante a primavera (outono no Brasil).