Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

'Tempestade de areia' toma conta de Manaus, no Amazonas; entenda!

Fenômeno com grandes nuvens de poeira foi registrado no último fim de semana na capital amazonense

Redação Publicado em 08/11/2023, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens publicadas em redes sociais de tempestade de areia em Manaus - Reprodução/Vídeo/YouTube
Imagens publicadas em redes sociais de tempestade de areia em Manaus - Reprodução/Vídeo/YouTube

No último fim de semana, moradores da cidade de Manaus, capital do Amazonas, foram acometidos com um fenômeno incomum na região: uma tempestade de areia. Diversos vídeos do evento foram publicados nas redes sociais, onde é possível observar grandes nuvens de poeira recobrindo prédios e casas inteiras.

Segundo o UOL, a tempestade de areia se formou graças, entre vários fatores, à fumaça que vem atingindo Manaus nos últimos tempos, devido a estiagem e queimadas. Vale mencionar ainda que o índice de chuvas na região está bem abaixo do previsto idealmente.

Desde junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume total de chuvas na região não chega a 100mm. Porém, apenas isso não serve para explicar o fenômeno incomum no norte do país.

Diversos fatores

Um dos fatores que auxiliaram a formação de uma tempestade de areia em Manaus é a forte estiagem, esta, por sua vez, provocada por um fenômeno ainda maior: o El Niño. Segundo a MetSul Meteorologia, ele é responsável pelo aumento das temperaturas do Oceano Pacífico, o que altera bastante a dinâmica climática de várias regiões.

Além disso, estima-se que o Amazonas teve um grande aumento no seu número de queimadas no último mês de outubro — o pior já registrado desde 1998 —, levando à formação de muita fumaça pelo entorno. E o clima seco que vem acometendo a região, junto ao El Niño, dificulta na dissipação da fumaça, de acordo com Eduardo Taveira, secretário do Meio Ambiente do Amazonas, à Folha de S. Paulo.

Então, no último domingo uma série de rajadas de vento provenientes de um temporal levantaram grande parte da poeira e da terra arenosa da região, formando a tempestade de areia registrada.

Por fim, vale explicar que, geralmente, o clima do Amazonas é bastante quente e úmido, o que faz do fenômeno bastante incomum, considerando-se que é recorrente em locais de clima árido. No entanto, outras regiões do Brasil já registraram eventos semelhantes, como no inverno de 2021, nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.