Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Terremoto de magnitude 6,3 deixa um morto e feridos no Afeganistão

O abalo sísmico ocorreu na madrugada do último domingo, 4, na cidade de Herat, no noroeste do Afeganistão

Redação Publicado em 16/10/2023, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de parte de região acometida por terremoto no Afeganistão - Reprodução/Vídeo/YouTube/@TODAY
Imagem de parte de região acometida por terremoto no Afeganistão - Reprodução/Vídeo/YouTube/@TODAY

Na madrugada do último domingo, 15, um terremoto de magnitude 6,3 na Escala de Richter foi registrado na cidade de Herat, no noroeste do Afeganistão. Segundo fontes, o abalo sísmico foi responsável por deixar, pelo menos, um morto e dezenas de feridos.

+ Mais de 800 mortos: Marrocos é epicentro de terremoto com magnitude 6,8

Conforme relatado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto ocorreu às 3h36 do horário local, 0h36 em Brasília, a uma distância de 33 quilômetros de Herat. Vale mencionar, ainda, que ocorreram outros dois tremores subsequentes, mas de menor intensidade.

Abdul Qadeem Mohammadi, diretor do hospital regional de Herat, alegou ter registrado, até o momento, uma morte e outras 93 pessoas feridas após o terremoto. Autoridades responsáveis pela gestão em catástrofes, no entanto, ainda não possuem um valor em definitivo, mas avaliam que a magnitude da destruição tenha se dado no epicentro.

Afegãos sem lar

Conforme noticiado por um jornalista da AFP em Herat, e repercutido pelo UOL, grande parte dos afegãos afetados com o terremoto permanecem dormindo ao ar livre, mesmo ma semana após outro registro de tremores na região, por sentirem medo de novas ocorrências. 

Os moradores de Herat estão aterrorizados e assustados", disse à AFP Hamid Nizami, um comerciante local de 27 anos, que ainda agradece ao fato de o terremoto ter acontecido durante o dia: "Muitos dos nossos compatriotas não têm onde viver, e as noites são muito frias."

Antes do tremor recente, no dia 7 deste mês foi registrado outro terremoto, também de magnitude 6,3, que derrubou casas rurais e feriu pessoas, no Afeganistão. No sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que 1.400 pessoas morreram na tragédia.