Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Terroristas destruíram relógio dado a Dom João VI em 1808

Golpistas de extrema-direita invadiram e depredaram sedes do Congresso, Planalto e STF no domingo, 8

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 09/01/2023, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relógio de 1808 trazido ao Brasil por Dom João VI - Reprodução/Video
Relógio de 1808 trazido ao Brasil por Dom João VI - Reprodução/Video

Após grupos terroristas de extrema-direita invadirem e depredarem as sedes do Congresso, Planalto e STF na tarde de ontem, 8, os estragos causados pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda seguem sendo estimados. 

Um dos itens danificados pelo grupo foi um relógio trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808. O objeto, considerado extremamente raro, foi um presente dado pela corte de Luis XIV, da França. O item foi restaurado em 2012, após ter sido retirado de um depósito do governo federal.

Segundo repercute matéria da Folha, o presente foi fabricado no fim do século 18 antes de ser trazido às terras tupiniquins. O relógio, que ficava no terceiro andar do Palácio do Planalto, foi desenhado por André-Charles Boulle e fabricado pelo relojoeiro Balthazar Martinot.

Detalhes dos estragos

Os danos ao relógio foram mostrados pelo senador Randolfe Rodrigues em seu perfil no TikTok. Como é possível ver nas imagens, os ponteiros e números do item foram arrancados. Além do mais, uma estátua que ficava no topo da peça acabou sendo arrancado. 

O valor dessa obra é inestimável. O cenário é devastador", lamentou Randolfe.
@randolfe.rodrigues

O prejuízo pelos ataques terroristas é inestimável. Os criminosos destruíram obras de arte, móveis equipamentos, quase TUDO. É triste, revoltante. Mas os fascistas não prevalecerão!

♬ som original - Randolfe Rodrigues