Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Shakespeare

Texto do século 17 revela que William Shakespeare tinha uma irmã desconhecida

Anteriormente, documento assinado por 'J. Shakespeare' era associado ao pai do poeta, John; porém, aparentemente ele foi escrito pela irmã, Joan

Éric Moreira Publicado em 25/03/2024, às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de William Shakespeare - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato de William Shakespeare - Domínio Público via Wikimedia Commons

Recentemente, um pesquisador da Universidade de Bristol, do Reino Unido, fez uma importante descoberta acerca dos familiares do mais famoso poeta e dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare. Isso porque ele apontou que um raro documento do século 17, que se pensava ser do pai do poeta, teria sido escrito por uma irmã pouco conhecida do escritor.

A razão para se pensar que o texto era do pai de William Shakespeare era ele ser assinado por alguém chamado 'J. Shakespeare', e o homem se chamava John. Porém, esta irmã de Shakespeare, cinco anos mais nova que o dramaturgo, se chamava Joan.

+ Movimento anti-stratfordiano: As teorias conspiratórias sobre William Shakespeare

A descoberta foi anunciada recentemente em artigo publicado na terça-feira, 19, na revista Shakespeare Quarterly. O texto em questão era uma espécie de tratado religioso, em que Joan se comprometia a ter uma morte e sepultamento católicos, mesmo em uma Inglaterra que vivenciava a Reforma Protestante e perseguia católicos.

Descoberto por um pedreiro em 1770, oculto entre as vigas da casa de Shakespeare, o documento a princípio foi associado a John, pai de Shakespeare, que morreu em 1601. Porém, o manuscrito teria sido feito vários anos após a morte de John, o que derrubou tal teoria.

Segundo Matthew Steggle, professor do Departamento de Inglês da Universidade de Bristol, o texto consiste em uma tradução do livro italiano 'O Último Testamento da Alma'. Curiosamente, ele menciona a Santa Winifred, uma princesa galesa que vive no século 7, sobreviveu à decapitação de um pretendente e fundou um convento, sendo uma figura venerada principalmente por mulheres. Confira o texto na íntegra:

"Eu, [Joan] Shakespeare, protesto que estou disposta, sim, infinitamente desejo e humildemente peço, que desta minha última vontade e testamento, a gloriosa e sempre Virgem Maria, mãe de Deus, refúgio e advogada dos pecadores, a quem honro especialmente acima de todos os outros santos, possa ser a principal testamenteira juntamente com estes outros santos meus patronos, Santa Winifred, todos os quais invoco e suplico que estejam presentes na hora da minha morte para que ela e eles possam me confortar com sua desejada presença e suplicar ao doce Jesus que Ele receba minha alma em paz."

Joan Shakespeare

Segundo a Revista Galileu, Joan Shakespeare teria passado toda a sua vida na cidade britânica de Stratford-upon-Avon. Ela aparentemente se casou com um comerciante não muito rico, e teve quatro filhos. Ela faleceu com cerca de 77 anos, e era a única familiar viva do poeta na época de sua morte, além de sua esposa e filhas.

+ Como uma teoria conspiratória ligou Anne Hathaway e Shakespeare

Há apenas sete documentos sobreviventes da época de Joan que sequer mencionam seu nome", acrescenta Steggle em comunicado. "Virginia Woolf escreveu um ensaio famoso, 'A irmã de Shakespeare', sobre como uma figura como ela nunca poderia esperar ser uma escritora ou ter sua escrita preservada, então ela se tornou um símbolo para todas as vozes perdidas das mulheres do início da era moderna."