Notícias » Arqueologia

Tigela usada em cerimônias de adoração ao Sol é encontrada

O objeto cerimonial da Idade do Bronze, que é belamente decorado, é o primeiro de seu tipo a ser achado na Áustria

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 20/12/2021, às 15h31

Fotografia da tigela de ouro
Fotografia da tigela de ouro - Divulgação/ Novetus

Em um sítio arqueológico da cidade de Ebreichsdorf, localizada na Áustria, uma escavação iniciada em 2019 descobriu valiosos objetos pré-históricos de ouro datados da Idade do Bronze. 

Havia uma tigela que era decorada com intrincados desenhos de raios solares e também pulseiras trançadas de arame, sendo que ambas eram folheadas a ouro.

As informações foram divulgadas recentemente pela Novetus, uma empresa que presta serviços relacionados à arqueologia, e repercutidas pelo The Poch Times nesta segunda-feira, 20. 

Michal Sip, especialista polonês que liderou a escavação, considerou o episódio "a descoberta de uma vida". Acredita-se que os objetos seriam usados durante cerimônias religiosas de adoração ao Sol. Emaranhados às joias metálicas, haviam também materiais orgânicos que poderiam ser vestimentas de tecido, conforme estimado pelos pesquisadores.  

Fotografia mostrando pulseiras de ouro e ainda o material orgânico mencionado / Crédito: Divulgação/ Novetus

 

Vale mencionar que a tigela é considerada similar a cerca de outras 30 que foram desenterradas no decorrer da Europa, contudo, no país, essa foi a primeira a ser encontrada, o que pode tornar o achado arqueológico um dos mais importantes das últimas décadas a acontecer em terreno austríaco. 

Um outro detalhe de relevância é que os tesouros pré-históricos teriam pertencido às mesmas populações antigas que deixaram para trás um campo repleto de misteriosas urnas de pedra. Para conferir a matéria do Aventuras na História falando a respeito desse local, clique aqui