Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titan

Titan: Documentário mostra falha em propulsor do submersível

No mergulho filmado para o documentário, o transporte sofreu uma falha mecânica e teve um movimento inusitado no fundo do mar

Redação Publicado em 06/07/2023, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submersível Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions
O submersível Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions

No último ano, um documentário da BBC nomeado como "Take Me to the Titanic", mostrou uma falha no funcionamento do submersível Titan, que implodiu recentemente no fundo do mar deixando cinco mortos.

Na ocasião, que também consistia em uma expedição para levar os turistas para conhecerem os destroços do Titanic (naufragado em 1912), os propulsores do transporte da OceanGate não tiveram um bom funcionamento, o que fez com que o submersível girasse em círculos. 

Segundo o site Huffpost, na produção, quando o transporte da empresa já está localizado próximo das ruínas do Titanic, ouve-se ScottGriffith, piloto, dizendo: “Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo.” Naquele momento, Scott ainda comenta: "Estou girando?", e completa: "Oh meu Deus."

Para a BBC, uma passageira que se encontrava a bordo, identificada como RenataRojas, comentou sobre o que passava por sua mente no instante em que acontecia o problema técnico: "Sabe, eu estava pensando: 'Não vamos conseguir. Não podemos ir a lugar nenhum a não ser andar em círculos'.".

Outros detalhes 

Enquanto o submersível continuava rodando no fundo do oceano, o CEO da OceanGate, StocktonRush, tentava encontrar uma solução do navio anfitrião. Vale destacar que, eventualmente, o piloto teria sido instruído para reprogramar o controle do transporte, fazendo com que recuperasse o comando do submersível.

Após esse incidente, os viajantes que estavam a bordo conseguiram visualizar os destroços do Titanic.